
O 2º Festival Sul-Catarinense de Danças Tradicionalistas reuniu mais de 100 artistas na Praça Humberto Bortoluzzi, no último domingo, 20. Promovido pelo CTG Pousada de Tropeiro e coordenado pelo patrão Romencito José Aléssio, o evento trouxe apresentações de dança, música, declamação e chula, destacando a riqueza das manifestações culturais gaúchas.
Invernadas artísticas de Araranguá, Torres (RS), Turvo, Praia Grande e Balneário Gaivota participaram da programação, que encantou o público em uma tarde dedicada à preservação da tradição. A praça lotada confirmou a força do tradicionalismo e o interesse da comunidade em valorizar suas raízes.
O público, que prestigiou maciçamente o evento, lotou a praça durante toda a tarde. Para Romencito, o festival cumpre um papel essencial. “Queremos que a cultura gaúcha esteja sempre presente e que esses espaços públicos sejam palco para manter viva a nossa tradição. Eventos assim mostram o quanto as pessoas reconhecem e se identificam com essa história.” O festival teve apoio da Lei Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal, Estado e Prefeitura.













