Vereadores aprovam projeto que denomina creche em São Bento Baixo

22/05/2012 13:26

Os vereadores de Nova Veneza aprovaram projeto de lei do legislativo nº5, que da nome a Creche Municipal do Distrito de São Bento Baixo de Centro Educacional Antonio de Césaro Cavaler. Antes o local era chamado de Centro Educacional Sonho Encantado.

Familiares do homenageado acompanharam a votação, e uma das filhas leu o histórico do pai na tribuna da câmara. A nova denominação é uma homenagem ao empreendedor Antonio Cavaler. Um dos 15 filhos de Luiz de Césaro Cavaler e de Maria Bortolato Cavaler, nasceu em 19 de setembro de 1926 na comunidade de Morro Comprido. Aos 16 anos teve uma doença desconhecida na época, e hoje conhecida como Osteomelite, que com o resultou na limitação motora da perna esquerda, o que não o impediu de trabalhar. Com as fragilidades da doença, parou de trabalhar na roça e abriu seu próprio negócio, e abriu uma “bodega”, onde comercializava produtos que serviam a população local. Depois migrou para comunidade de Rio Cedro Médio, onde junto ao cunhado, Marino Damiani, adquiriram um terreno e montaram um engenho de arroz, chamada na época de Cerealista de Arroz Cavaler e Damiani. Em 1962 mudou-se para São Bento Baixo onde construiu outro cerealista, também em sociedade com o cunhado, se dissolvendo da sociedade quando a doença o impossibilitou.

Em 1956 casou-se com Deonice Scarduelli Cavaller, com que teve os filhos Idelce, Idimir, Ieder e Ivam. Mais tarde adotaram a sobrinhas Deonice, Ladi. Na comunidade de São Bento Baixo ajudou a Igreja, as comunidades carentes, auxiliou na construção da Gruta e na escola Julieta Torres Gonçalves, onde esteve a frente da diretoria.

Antonio Rozeng