Prefeitos se reúnem para conhecer modelo italiano de coleta seletiva

01/12/2014 21:01

Os prefeitos da região da AMREC se reuniram nesta tarde na sede da Associação em reunião ordinária, para tratar da destinação dos resíduos sólidos. Eles receberam a visita de uma comitiva italiana, que apresentou o modelo de coleta seletiva da empresa mista Cia Savno, localizada em Treviso, região de Vêneto, Itália. Também estiveram presentes membros da associação dos catadores de resíduos sólidos, e o coordenador no estado do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Dorival Rodrigues dos Santos.

O prefeito de Conegliano, Floriano Zamboni; o presidente da Cia Savno, Lorenzo Burgio; apresentaram aos presentes os números da região, que chega a reciclar 90% dos resíduos gerados. “Para nós o lixo se tornou uma riqueza”, declarou o arquiteto responsável pela logística e coleta seletiva de lixo, Alberto Dalmas. Segundo ele, além de reciclagem de material, o que sobra de lixo úmido, é transformado  em fertilizante e em energia elétrica.

O prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, disse  aos presentes que é preciso conhecer novas tecnologias. “Precisamos conhecer para adaptar a nossa realidade. Somos parceiros da associação dos catadores e queremos colaborar para melhorar a vida de todos”, afirmou Evandro aos presentes. A iniciativa de trazer a pauta para AMREC é do prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, que visitou a empresa, quando esteve na Itália.

Amanhã, às 11horas no gabinete do prefeito em Nova Veneza, acontece um ato de assinatura do protocolo de intenções de implantar o modelo italiano em Nova Veneza. No final o prefeito da cidade italiana agraciou os prefeitos com lembranças, deixadas de presentes para a região.

Antonio Rozeng