Cartório Nova Veneza investe na restauração de documentos centenários

29/01/2015 16:40

O Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Nova Veneza, restaurou mais de 12 livros de registros dos períodos entre 1913 e 1970. Esta foi apenas a primeira fase, até o final do ano serão mais 20 livros restaurados. Por conta do alto valor das restaurações, o trabalho terá que ser feito em duas fases.

Para o tabelião e registrador, Vladimir Trizotto, era inadiável a restauração, pois os livros já estavam bem deteriorados. “Devido à idade e a forma como foram armazenados no decorrer dos anos, várias folhas já estavam completamente esfaceladas,” revelou Trizotto.

Para prolongar a vida útil dos livros que possuem também grande valor histórico e contém dados como nascimento, casamentos e falecimentos, hoje eles são armazenados deitados em prateleiras e com espaço entre eles, isso possibilita que o papel receba ventilação em sala climatizada. Além do investimento na restauração o cartório também digitalizou todos os livros do acervo, possibilitando a guarda segura dos documentos, que são armazenados em múltiplos servidores separados fisicamente.

Willians Biehl