Cadeirantes protagonizam desfile de moda na ACIC

23/05/2016 15:18

Evento ocorre nesta terça-feira e é uma parceria entre o curso de Design de Moda SENAI/UNESC e o Núcleo de Moda

Mais de 20 cadeirantes serão os protagonistas de um desfile de moda realizado a partir das 19h30min desta terça-feira, dia 24, na Associação Empresarial de Criciúma – ACIC. Os cadeirantes são integrantes da Associação Vida Ativa São José, que comemora neste mês dez anos de existência, e que realiza atividades em comemoração aos anos de prestação de serviços aos deficientes físicos.

O evento é uma parceria entre o curso de graduação de Design de Moda Senai/Unesc e o Núcleo de Moda da Associação Empresarial. De acordo com a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio Nunes, as empresas que compõe o Núcleo de Moda contribuíram com a doação de roupas, calçados e acessórios.

Já os acadêmicos ficaram encarregados em fazerem as adaptações das roupas em relação às necessidades físicas dos cadeirantes. Nas últimas semanas, os alunos e os professores do curso de Design de Moda receberam os cadeirantes na estrutura do SENAI, onde os ajustes e a última prova foram realizados.

Para Charlene, é importante estimular que os acadêmicos pensem na inclusão social principalmente na sua área de atuação: a moda. “Por meio de projetos sociais como este é possível que eles vivenciem as dificuldades de trazerem esta experiência para a criação de novos produtos de moda relacionados a este público”, avalia. A iniciativa também é uma oportunidade dos alunos pensarem de forma prática, a funcionalidade, a ergonomia e a vestibilidade de uma roupa.

Vida Ativa

A Associação Vida Ativa São José completa dez anos de história no dia 29 de maio. A entidade é um grupo interdisciplinar sem fins lucrativos de apoio voluntário aos cadeirantes e seus familiares.

O desfile de moda está entre as atividades comemorativas que celebram uma década de dedicação aos deficientes. O desfile tem como objetivo oportunizar os cadeirantes, levando dignidade e elevando sua autoestima. Além disso, tem como função alertar aos membros da sociedade sobre as necessidades em relação à mobilidade urbana, entre outras dificuldades impostas no dia a dia do cadeirante. Para comparecer ao evento basta levar uma frauda tamanho adulto.

 Douglas Saviato