Acadêmicos fazem desfile de moda do projeto “Eu que Fiz”

18/05/2015 08:00

Tendo os próprios criadores como modelo e todos os colegas, familiares e professores na plateia, as duas turmas da terceira fase do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do SENAI/UNESC apresentaram suas criações no projeto interdisciplinar Eu que Fiz. O desfile aconteceu na sexta-feira à noite no Senai Criciúma.

Ao todo foram 13 grupos que, criaram a partir de temas livres, três modelos para o desfile, incluindo uma extensa pesquisa, desenvolvimento do projeto, definição de cores e criação e acabamento do modelo. Entre as criações, todas dentro do conceito de sustentabilidade, foram desfiladas peças em vários tecidos e acabamentos como modelos em jeans, tricô,  tecidos pintados a mão com tema pop arte, patchwork e outros materiais onde estilo e criatividade deram um banho.

“O projeto pretende promover a aprendizagem de forma dinâmica e interdisciplinar, fazendo com que o acadêmico crie, execute e apresente uma coleção de moda, considerando os fatores ergonômicos, produtivos e de sustentabilidade”, explica a coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio.

Para as acadêmicas Tainara Alves Cechinel, Deise Aguiar e Raisa Perovani, criadoras dos modelos em pop art, o projeto permite colocar em prática todos os conceitos trabalhados de forma teórica em sala de aula. Este “colocar em prática” inclui a utilização de toda estrutura dos laboratórios do Senai Criciúma, incluindo equipamentos para modelagem, softwares, costura e acabamento. Juliano Guimarães Felizerdo, professor de Materiais e Processos Têxteis, destaca que neste projeto os acadêmicos conseguem visualizar o processo da confecção do início ao fim.

Além do Eu que fiz, o curso tem ainda outros momentos para expor a produção de seus alunos, como criações de modelos para bonecas Barbie e o grande evento Em Moda, que apresenta o fechamento do curso e a criação final do curso.

Após o desfile, uma comissão formada pelos docentes e coordenação do curso, selecionarão as melhores propostas para exposição na BIENAL de Design que ocorrerá em Criciúma a partir de sexta-feira, dia 22.

 

Ana Sofia Schuster