Ave! Venezia!

28/02/2012 01:41

Ave!  Venezia!

Depois de um prolongado ( e merecido…)  período de recarregamento de baterias e neurônios estou de volta ao convívio dos amigos no Portal Veneza.   Iniciei minha participação neste veículo de comunicação que hoje é a voz e a alma da cidade falando de saúde e comunidade cinco anos atrás; já nos últimos dois anos meu foco foi exclusivamente o esporte. Agora surge um novo desafio e com o espaço denominado “Urbi et Orbi” teremos aqui um “fórum” aberto para as coisas da terrinha e do mundo.  Conto com a parceria de todos vocês para que consigamos juntos criar uma alternativa interessante, divertida e útil para o convívio “internético” veneziano.

URBI  ET  ORBI  !       PORQUE  ?

Embora não curta muito rituais religiosos sempre fiquei “maravilhado” ao ouvir a expressão latina “Urbi  et Orbi” não só pela sonoridade mas também pelo significado. Afinal “A cidade e o mundo” tem todo um charme e uma grandiosidade impressionante. Além do que, gostei e pronto…  Sendo assim vamos a explicação oficial vinda da Wikipédia ( amansa –burro virtual ): “ Urbi et Orbi (“à cidade e ao mundo“) era uma abertura comum em pronunciamentos romanos e é a benção de Páscoa e Natal, com as quais o Papa se dirige ao público em geral na Praça de São Pedro. É realizada da varanda central da Basílica de São Pedro (a Varanda das bênçãos) decorada com cortinas e o trono do Papa colocado lá, sendo que ele é revestido com ornamentos solenes (mitra, tiara e etc) e é precedido por um cruz processional e acompanhado por cardeais diáconos.” Pois agora também é o nome deste novo território onde estarão em evidência Nova Veneza ( nossa Urbi )  e tudo o que estiver acontecendo  por este mundo ( nosso Orbi) afora.

NOVA  VENEZA  2012

Muitos anos atrás um amigo me dizia que Nova Veneza só vivia de quatro em quatro anos com a realização das eleições municipais (era o tempo que a rua onde moro, embora lajotada tinha uma coloração esverdeada devido a grama que crescia entre uma lajota e outra em função do pouco movimento de veículos).  Atualmente o ritmo é bem diferente e posso dizer que nosso município “ferve” o ano inteiro.

Porém é inegável que com a chegada das eleições o clima não vai só ferver mas chiar, borbulhar, fritar e evaporar ( não serei candidato a nada mas se quiserem me dar uma vaguinha de vice-prefeito numa chapa de consenso aceito emocionado…. tem mais uns cinco mil e quinhentos neo-venezianos que também aceitam…). Além das eleições viveremos uma Grande Festa da Gastronomia com o Carnavale de Venezia já sendo badalado pela mídia; teremos a oportunidade de vermos um grande encontro de motoqueiros em nível nacional; presenciaremos a reabertura da Praça Humberto Bortoluzzi ( serão mantidos  os espaços  para o baralhinho” da turma que vive em férias permanentes ? ); vivenciaremos a inauguração do belíssimo Hotel que está sendo construído na entrada da cidade (  já combinei com a Larissa e com a Luana que se eu ganhar na Mega-sena  vou morar lá por pelo menos uns seis meses ); também estaremos presentes na nova casa gastronômica do centro que ao que parece vai ser batizada  com muita felicidade de “Casa  do Chico”.

Também é certo que o Grupo Folclórico Itálo Brasileiro mais uma vez brilhara e muito nos palcos especialmente no Festival  de Joinvile onde é dono de um espetacular bicampeonato; teremos também é claro, fortes emoções esportivas que se iniciam no começo de março com a participação do Caravaggio F.C na Copa Sul dos Campeões (sendo que os azuis da montanha estarão sobre o comando técnico do”meu irmão” Benício Spillere.) e terminarão com o campeonato da LARM lá por setembro com o Caravaggio, (atual campeão ) e o Metropolitano ( cuidado com o bandeirinha gorducho, gente …)  lutando pelo título. Serão  “fortes emoções…”.

Vou ficando por aqui, agradecendo de coração a todas as manifestações de carinho e de incentivo ao André Gava que temos recebido, realmente é emocionante vermos tantos amigos nesta corrente positiva.  Obrigadaaaaã.

Um abraço !   “ Ciau , Bellos” !