
Por Maristela Benedet
A luta pelo direito a vida das mulheres e o combate à violência, será tema de debate no 6º Seminário para Mulheres “Feminicídio o Silêncio Mata”. O Seminário é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região (Sintiacr), neste sábado, dia 19 de outubro, das 15h às 16h30min na sede do Sindicato em Forquilhinha.
Na programação palestra com a Assessora do Comitê Latino Americano de Mulheres da União de Trabalhadores da Alimentação, Agricultura e Hotéis (UITA), Jaqueline Leite. A profissional é Formada em Relações internacionais com especialização em sociologia. É especialista no tema sobre tráfico internacional de mulheres, migração e violência contra mulher e com experiência no tema de gênero há mais de 30 anos.
Reside em Salvador, Bahia. Após a palestra segue os debates e um coquetel. O evento é aberto e gratuito para as trabalhadoras da categoria de demais mulheres da região. Segundo o presidente do Sindicato, Jeovanio Eller, este encontro é importante para promover a capacidade da mulher de entender as várias formas de violência e não se calar quando se sentir ameaçada.
Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, nos últimos nove meses 42 mulheres foram assassinadas em Santa Catarina, o mesmo número registrado em 2018