Ícone do site Portal Veneza

Segunda edição do projeto ciência da velocidade está com inscrições abertas

Segunda edição do projeto ciência da velocidade está com inscrições abertas

A Unesc está com as inscrições abertas para a segunda edição do projeto Ciência da Velocidade, uma olimpíada científica que une teoria e prática para despertar o interesse de estudantes do Ensino Médio pelas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). As inscrições serão abertas e podem participar escolas públicas e privadas. Instituições interessadas podem entrar no site, para mais informações e fazer as inscrições que se estendem até o dia 10 de agosto.

O projeto é uma iniciativa dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da Unesc, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Universidade Regional de Blumenau e apoio da Hipper Freios, Nações Shopping, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Uma das novidades é a ampliação da estrutura do evento, com a possibilidade de instalação de duas pistas simultâneas para realização das etapas regionais, o que vai otimizar a logística da competição. parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Universidade Regional de Blumenau e apoio da Hipper Freios, Nações Shopping, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o coordenador do projeto, professor Felipe Zanette da Silveira, a iniciativa busca reinventar o modo como os estudantes vivenciam as disciplinas exatas, oferecendo um ambiente onde possam experimentar, criar e inovar. “Nosso objetivo com o Ciência da Velocidade é proporcionar uma experiência de aprendizagem que vá além da sala de aula. Os estudantes têm a chance de aplicar os conhecimentos de Física, Química e Matemática de forma prática e desafiadora.

É uma forma de mostrar que as ciências exatas podem ser dinâmicas, envolventes e cheias de possibilidades. Além do conhecimento técnico, queremos despertar a criatividade e o olhar inovador dos jovens, alinhando a proposta ao que já é defendido pela BNCC, com o aprendizado baseado em projetos”, destaca o coordenador. Etapas do projeto O Ciência da Velocidade acontece em cinco etapas: Inscrição de escolas, alunos e professores Quiz para escolha do capitão de equipe Formação dos grupos nas escolas participantes Etapas classificatórias presenciais em diversas cidades Final estadual, com as equipes vencedoras em novembro de 2025.

Sair da versão mobile