Ícone do site Portal Veneza

Salvando Vidas: CVV abre inscrições para novos voluntários

O Centro de Valorização da Vida é uma associação sem fins lucrativos que presta apoio emocional por meio da escuta. O serviço é gratuito e as conversas podem acontecer on-line, por escrito, ou via ligação telefônica, através do número 188, que funciona 24 horas por dia. Tudo é sigiloso, nada é gravado e nenhuma das partes precisa se identificar.

O foco é na prevenção do suicídio e em pessoas em situação de fragilidade emocional que recebem através dos voluntários apoio e acolhimento. O voluntário do CVV doa seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar.

Curso online

Toda pessoa a partir de 18 anos pode se voluntariar, precisa apenas dispor de pelo menos quatro horas semanais e participar de um curso online. Nesse curso, será apresentada a proposta do CVV, como o voluntário irá atuar e também será uma jornada de autoconhecimento para que o voluntário possa estar preparado.

Conforme o Regis, voluntário há muitos anos, o CVV atende em torno de 12 mil ligações diárias. Em março o programa completa 60 anos. “Se você tem vontade de ajudar os outros, faça parte dos mais de 4 mil voluntários desse programa. O curso inicia no dia 8 de março, das 19h às 22h. Nos nossos encontros online, o voluntário vai trabalhar a sua capacidade de escutar e ajudar sem julgar”, afirmou.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.cvv.org.br/voluntario e também pelo email itapema@cvv.org.br. Ainda conforme Regis, está sendo estudada a possibilidade de Nova Veneza no futuro ter um posto de atendimento do CVV.

https://www.portalveneza.com.br/wp-content/uploads/2022/02/whatsapp-video-2022-02-25-at-16.25.08.mp4

Valorize a Vida

Se você estiver precisando conversar e não tem com quem desabafar, pode ligar para o número 188 gratuitamente – de celular, orelhão e telefone fixo – que será atendido por um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito.

Por Flávia Bortolotto

Sair da versão mobile