Ícone do site Portal Veneza

Resenha: Justiça a Qualquer Preço, de John Grisham

A leitura de Justiça a Qualquer Preço começa com alguns alunos da faculdade de direito de uma instituição sem reconhecimento descobrindo que a tão sonhada carreira de direito pode não se tornar realidade. Faltando um semestre para concluir o curso, fazer o Exame da Ordem dos Advogados e com uma dívida altíssima de empréstimo estudantil, um deles apresenta um esquema fraudulento de um banco. Então, diante de uma desgraça, três se unem para desmascarar essa fraude e conseguir algum dinheiro.

O enredo deste livro de John Grisham parece promissor, mas segue para um caminho diferente do que dá a entender. Os três amigos Mark, Todd e Zola, cada um com suas histórias pessoais buscando melhorar suas vidas, decidem parar a faculdade e seguir carreira de forma criminosa e em tudo o que planejam vão deixando furos e o que parecia que daria certo, logo dá problema e eles seguem cada vez se complicando mais com a justiça e com pessoas de suas convivências.

Eles querem desmascarar toda a fraude que faz com que inocentes e sonhadores jovens assumam empréstimos para cursar faculdade e no fim poucos se dão bem em suas profissões, só que para isso precisam sobreviver e fazem algo impensável para a maioria das pessoas. Decisões erradas, caminhos duvidosos, envolvimento com pessoas que querem ganhar dinheiro, falta de conhecimento técnico, entre outros desafios deixam o trio cada vez mais encrencados. Só que para se livrar da confusão que se meteram anteriormente é preciso arriscar um pouco mais e assim vão seguindo por caminhos cada vez mais perigosos.

Se Mark, Todd e Zola irão se dar bem ou não no final dessa história é algo que o autor consegue deixar a dúvida durante toda a trama. Mas enquanto Zola está preocupada com os problemas de sua família, Mark e Todd seguem fazendo confusão, mentindo, dando golpes e a gente se pergunta quando tudo isso vai parar. Talvez você queira que eles se deem bem ou talvez que eles sejam presos, mas a leitura vale para saber até onde esse trio consegue chegar nessa missão que nem eles mesmos sabem qual é.

Justiça a Qualquer Preço, de John Grishan – 330 páginas

Sair da versão mobile