
A Cyathus Teatro de Animação, de Nova Veneza, está em fase de montagem da nova aventura do personagem Pulcinella, com estreia prevista para o mês de agosto. No último fim de semana, a trupe participou do Festival Colheita Cultural, em Guaxupé, interior de Minas Gerais, e agora parte para o Distrito Federal, onde passará alguns dias na chamada “Vila Mamulengo”, em Olhos D’Água, ao lado do mestre Chico Simões.
O ator e bonequeiro Marcelo Ciepielewski destaca a importância do contato com mestres do mamulengo — teatro popular de bonecos tradicional do Nordeste. “Tivemos muitos feedbacks de artistas que nos ajudam a fazer o espetáculo crescer. Gente que trabalha com bonecos, como a Carolina Garcia, o pessoal da Casa Volante e o Josivan, filho de Chico de Daniel, do Rio Grande do Norte. Muita ideia boa, muita inspiração”, conta.
Marcelo também destaca o acolhimento do público e o valor das vivências nesse processo criativo. “Tudo isso nos faz entender a importância de um processo longo”, afirma, referindo-se ao tempo de maturação do novo espetáculo e à tradição dos bonecos centenários preservados por famílias como a de Chico de Daniel.
A atriz e musicista Victória João lembra que, além da apresentação no festival, as oficinas oferecidas no evento — como as de cerâmica e xilogravura — enriqueceram ainda mais o trabalho do grupo. “É realmente uma troca. A gente leva, mas também traz muita bagagem de volta para casa”, observa. Alguns dos materiais produzidos nessas oficinas já foram incorporados ao projeto, como banners e camisetas.
Novo espetáculo
Provisoriamente intitulado “Pulcinella no canto da cidade”, o novo espetáculo está sendo dirigido pelo mineiro Vitor Ribeiro. A cenografia e os bonecos são assinados pelo artista criciumense Sergio Honorato, com trilha sonora composta por Piazzito e Victória João. O grupo ainda participa de mais uma vivência com o mestre Chico Simões antes de retornar ao Sul catarinense.
Montagem e circulação
A nova montagem também prevê uma circulação pelo município de Nova Veneza. O projeto está sendo financiado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, e encontra-se em fase de captação de recursos. “Neste momento contamos com o apoio da Coopera, da Metalúrgica Spillere, da Farben Tintas, e esperamos alcançar 100% da meta”, afirma Marcelo.
O PIC permite que empresas destinem parte do ICMS devido ao Estado para apoiar iniciativas culturais. A produção é da Enluaratus Comunicação e Cultura e empresas interessadas podem entrar em contato no telefone/whatsapp (48) 99107-8867.