Policial Militar de Nova Veneza recebe medalha “Mérito da Cruz de Bravura”

03/05/2018 11:53

Sargento Lima Vieira ganhou condecoração por ato de coragem no município.

Como forma de reconhecimento por um ato excepcional de coragem e desprendimento, quando arriscou sua vida no cumprimento do dever, o policial militar morador de Nova Veneza, sargento Lima Vieira, recebeu a medalha “Mérito da Cruz de Bravura”. A entrega ocorreu nesta quarta-feira, 2, durante uma solenidade da corporação em Florianópolis.

O ato foi realizado porque, no fim de abril, a comissão do Conselho de Mérito da Polícia Militar resolveu deliberar sobre a concessão da medalha a todos os policiais promovidos por ato de bravura, retroativamente. Desta forma, o sargento Lima Vieira, que desempenha suas funções atualmente em Forquilhinha, recebeu a condecoração por um salvamento realizado em 2014, quando trabalhava em Nova Veneza.

A ocorrência em questão foi registrada em março daquele ano, quando no Bairro Rio Cedro Alto, policiais atravessaram um rio durante uma enxurrada, com o auxílio de um cabo de aço, para prestar socorro a um homem que passava mal do outro lado do rio. “No momento da ocorrência não temos noção do risco que passamos. A nossa maior vontade era de ajudar e felizmente conseguimos. Todo esse esforço foi recompensado com o reconhecimento dos familiares e também da própria Polícia Militar”, ressalta o sargento.

Para o capitão Giovani Constanza, que é comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar, que por sua vez incluiu as cidades de Forquilhinha e Nova Veneza, é imensa a satisfação e honra em ver se materializar uma ação dessa envergadura, que se sobressai às rotineiras. “O sargento Lima Vieira é merecedor, porque desde soldado, como o próprio ato de bravura insculpe, até hoje, como sargento, demonstra compromisso, caráter e profissionalismo, o que realmente o conduziu e ainda conduz a um reflexo na sociedade, cumprindo sua missão”, completa.

Na solenidade também foram homenageados outros nove policiais mortos em serviço nos últimos cinco anos. De Criciúma, acompanharam o ato o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cosme Manique Barreto, e o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, tenente-coronel Evandro de Andrade Fraga.

Foto da capa: O sargento Lima Vieira (à direita), com o comandante do 9º BPM de Criciúma, tenente-coronel Evandro Fraga (à esquerda).

O sargento Lima Vieira (à direita), com o comandante da 6º RPM, coronel Cosme Manique Barreto (à esquerda).


Francine Ferreira