Polícia Científica apresenta balanço parcial das ações de emissão da carteira de identidade em cidades atingidas pelas chuvas

07/11/2023 19:24

Superando as expectativas iniciais, o mutirão da Polícia Científica (PCISC) para emissão de carteiras de identidade à população atingida pelas recentes chuvas vem cumprindo seu papel com sucesso. Do início do mutirão, em 23 de outubro, até o momento, foram contabilizados mais de 4.600 atendimentos nos municípios que registraram emergências provocadas pelas chuvas. A iniciativa anunciada entre as medidas sociais do Programa Recupera Santa Catarina, lançado pelo Governo do Estado, garantiu o amplo atendimento das pessoas em todas as regiões, sem cobrança de taxas e sem necessidade de agendamento prévio.

Desde o dia 23 de outubro, a PCISC mobilizou todos os seus postos de identificação em torno do acesso facilitado àqueles que sofreram prejuízos causados pelos eventos climáticos.

O trabalho também se concentrou nas cidades do Alto Vale catarinense que decretaram estado de calamidade pública, portanto, as mais impactadas pelas cheias. No período de 30 de outubro a 1 de novembro, a equipe responsável pela unidade móvel da PCISC visitou os municípios de Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul, realizando um total de 505 atendimentos.

De acordo com a perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, o propósito da ação é assegurar a todo cidadão o pleno exercício da cidadania, para que disponham de seus direitos, dos benefícios sociais e dos serviços públicos essenciais. A gestora explica que a carteira de identidade é um documento chave para auxiliar as vítimas nesse momento em que recuperam suas vidas.

“Quero reconhecer publicamente a sensibilidade e a competência com que o governador Jorginho Mello tem conduzido esse trabalho de resposta e auxílio à população catarinense. E parabenizar os servidores da Polícia Científica que não mediram esforços para se deslocar até os municípios mais atingidos e estender a mão a tantas pessoas que perderam suas casas e seus pertences. Além de uma marca registrada da nossa gente, essa união frente às adversidades é o que mais nos orgulha de ser catarinenses”, destaca.

As ações seguem em curso e, em breve, a unidade móvel de atendimento visitará novos locais. As informações serão divulgadas no site da Polícia Científica.