PETI inicia atividades em Nova Veneza

30/01/2013 13:34

Com o objetivo de contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil, a prefeitura de Nova Veneza iniciou esta semana as atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O programa, idealizado pelo Governo Federal em parceria com o município, atende famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos estão em situação de trabalho ou vulnerabilidade social.

Em Nova Veneza as atividades são desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). São atendidas 80 crianças e adolescentes, sendo 40 no centro e 40 no CRAS do Distrito do Caravaggio. O prefeito Evandro Gava, o vice Zé Spilere, acompanharam o início dos trabalhos juntamente com a presidente e vice-presidente da Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave), Ticiana Damiani Destro Gava e Vera Spilere, respectivamente.

Os profissionais que atuam no PETI são: um pedagogo, um professor de educação física e dois monitores, além de uma assistente social e uma psicóloga que acompanham a criança, o adolescente, as famílias que atuam no Programa. “O PETI está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos visando afastar as crianças e adolescentes do trabalho considerado perigoso, e trazendo inclusão social de suas famílias”, destaca Ticiana.

João Manoel Neto