O jovem atleta Pedro Henrique Faustino da Silva, de 16 anos, natural de Nova Veneza, morador do bairro São Francisco, está se tornando um dos grandes nomes do atletismo brasileiro no lançamento de dardo. Com apenas três anos de treinamento na Escolinha de Atletismo Municipal, sob o comando do técnico Roberto Carlos Bortolotto, Pedro já coleciona títulos de peso.
Ele é recordista brasileiro na categoria sub-16 e, mais recentemente, conquistou uma vaga na seleção brasileira ao se tornar vice-campeão no Campeonato Brasileiro Sub-18, realizado este ano em Cuiabá. Com esse resultado, ele alcançou a segunda colocação no ranking sul-americano e ibero-americano da sua categoria e também ocupa o posto de segundo colocado no ranking brasileiro sub-20, competindo com atletas mais velhos.
“Ele é um verdadeiro orgulho para Nova Veneza. O Pedro é fruto do nosso projeto social da Escolinha de Atletismo. Foi descoberto nos Jevs (Jogos Escolares Venezianos), que é uma das competições mais importantes para revelar talentos aqui no município”, explica o treinador Roberto.
A rotina do atleta é intensa e cheia de dedicação. Pedro treina de segunda a sexta-feira, sempre com apoio do Departamento Municipal de Esportes, que oferece transporte escolar para que ele possa se deslocar diariamente para os treinos. “Nós o levamos de volta para casa todos os dias. O comprometimento dele é impressionante”, reforça o técnico.