Ícone do site Portal Veneza

Os 300 que você nem viu!

Os 300 que você nem viu!

Os incêndios que mais me chamaram atenção em minha vida profissional, não por suas proporções, mas pelas perdas que provocaram ou provocam aos usuários, foram os a residência. Perde-se a princípio o endereço, as referências, documentos, móveis, utensílios e outros.

O sentimento de vazio entra nesse certame, pois tudo o que foi construído ali, se foi embora. Quando escrevo construção, englobo não somente a edificação gente, mas de refúgio, de ambiente alegre e saudável, de onde se vê os filhos crescerem e da família propriamente dita.

Desde o ano de 2011 a média de incêndios em casas (as chamadas unifamiliares) na Amrec e Amesc são de 300 ao ano. Causou espanto? Em mim também! Para o ano corrente, pelos números que recebi, esta contagem vai ser superada antes mesmo do findar de dezembro, mas, num breve cálculo temos a quantia estratosférica de 2.700 incêndios desta classificação, nos últimos nove anos.

Mediante a estas informações, conversei com o Sargento Laércio Pedroso, que atua como chefe do socorro no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma. O mesmo corroborou com as informações acima e nos trouxe outras tão valiosas quanto.

Nos disse que a causa prevalente está relacionada a instalações elétricas malfeitas, e sem manutenção preventiva ou corretiva. Além disso o uso inadequado de eletrodomésticos, como esquecer o ferro elétrico ligado por exemplo.

Em ato contínuo nos passa algumas dicas que possam estar aumentando a prevenção e diminuindo a vulnerabilidade para este tipo de evento, vejamos:

E para finalizar informou o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros Militar que é o 193.

                               Palestras (48) 99172-9433

Sair da versão mobile