Ícone do site Portal Veneza

Nova Veneza tem mais 352 eleitores do que as últimas eleições

Nova Veneza tem mais 352 eleitores do que as últimas eleições

Anedotário

PICHE
Uma figura conhecida dos meios políticos se comprometeu em assinar ficha no partido que fizesse o asfalto na rodovia que passava em frente a sua casa. Foi feita a obra mas quando estava ainda no “piche” ele foi chamado para cumprir a sua promessa mas disse: _Eu só assino quando estiver pronto. Na verdade ele era simpatizante do partido contrário ao que fez a obra. Depois de inaugurada ele acabou assinando no partido mas a documentação não foi enviada ao fórum, portanto não deu certo mas o mais importante foi a obra concluída que há muitos anos era esperada.

“POLITICAGEM”
Mediante a maneira como está a política em nosso país, estado e até nos municípios não se pergunta como está a política mas sim a “politicagem”.

CAFÉ QUENTINHO
Num município vizinho, um candidato a prefeito e a vice, chegaram numa casa de interior e logo foi servido um cafezinho feito na hora. Ambos agradeceram e um deles disse: _este café ta ótimo porque tem cada café por aí. O outro candidato deu uma olhada para seu colega reprovando o comentário.

DA HORA

_Parece que a Europa está “infestada” de terroristas principalmente na França. Todo o cuidado é pouco. O Brasil agora na Olimpíada poderá ser um alvo destes assassinos.

_A série “Liberdade, Liberdade” retrata um período importante de nossa história, em Ouro Preto. Esta produção global é de alto nível, e uma aula de história

_O nosso amigo dos tempos de Colégio Abílio, Emerson Crippa, informa que as obras de revitalização do Metropolitano Clube estão em andamento.

_No dia 08 de setembro a Confraria Pan & Vin promoverá no teatro do palácio das águas,  uma palestra  denominada “Alimentos & Saúde” com o PHD Rubison Olivo que recentemente  participou da palestra do Dr. Lair Ribeiro, em Gramado. O ingresso é um quilo de alimento para uma entidade local.  Imperdível.

_Olivo que é natural de Rio Maina, é diretor técnico da empresa Olivos, Ciência e Tecnologia, e Oli-vera, Extratos Vegetais.

_A Família Bepi Pasetto se reuniu no domingo para comemorar seu aniversário de 86 anos. Parabéns.

_Um amigo da coluna discretamente está indo para a Itália  para realizar um antigo sonho que é se formar padre.  Se tudo correr bem, ele vai voltar de batina.

_Foi impecável a segunda noite enogastronômica no Ghellere na sexta-feira. Obrigado aos colaboradores, patrocinadores e a todos os participantes.

_O garoto João Vitor, de 12 anos, já está animando festas com sua acordeon. Ele é talentoso e está estudando o com o professor Agenor Dondóssola, de Caravaggio.

_O casarão antigo da Família Beretta que já foi uma escola no início da colonização está bem castigada pelo tempo. Há alguns anos não mora mais ninguém ali e eles querem vendê-la.

_A Família Isauro Kirchner como já é tradicional promove no Petrus uma feijoada beneficente para a Apae há vários anos. Bela iniciativa.

_Recebi de Tito Bortolotto uma revista da história das casas de pedra lançada recentemente pelos seus tios Sérgio e Celestino Sachet. Obrigado.

_Por falar em Tito Bortolotto, o seu restaurante Veneza, serve de entrada, sopa ou minestra feitas no fogão à lenha. Muito bom…

_Esqueci de dizer que a pizza de pastrame (carne defumada) com queijo parmesão, rúcula e geléia de uva cabernet, é da Casa do Chico. O pizzaiolo “Branco”, paulista, sabe tudo de pizzas.

_É na Pizzaria e Lanchonete Bom Gosto, do Rosinaldo Nazário, o “Gordo”, que ao meio-dia se come o melhor bife acebolado da cidade, pretende em breve também à noite vai servir à la minuta além dos saborosos lanches e pizzas.

_O Arquiteto José Luiz Ronconi vai deixar a Confraria Pan & Vin por causa da falta de tempo devido aos seus compromissos profissionais. Ronconi foi um ótimo parceiro na entidade,  e só temos que agradecê-lo.

NA POLÍTICA

_O Comitê da Bacia do Rio Araranguá presidido pelo neoveneziano Sérgio Marini movimenta o setor. A entidade é atuante e promove muitos debates sobre as  nossas águas, líquido tão importante para a vida.

_Em São Bonifácio foi concluído o asfaltamento de uma rua. Em Rio Cedro Médio e Santo Antônio as obras estão em andamento para o asfaltamento de uma rua em cada localidade.

_Passou uma pesquisa ontem no município contratada pelo PP.

_Segundo Ageu Spillere, o PDT está registrado no T.R.E. e se for solicitado poderá ter candidato a vereador nestas eleições.

_Nova Veneza tem mais 352 eleitores do que as últimas eleições, segundo o T.R.E. Em 2012 tinha 11.526 e em 2016 terá 11.878.

_Eu sou simpatizante do movimento “Sul é Meu País”  pois não me sinto representado por àquelas pessoas com tantos sotaques diferentes do nosso. Um País com somente os três estados do sul me agrada. O Brasil é tão grande e tem  tanta disparidade sócio-política e econômica que descentralizar seu governo ou dividi-lo poderia ser uma das soluções.

_O nosso sul em termos de representatividade política é engolido pelas demais lideranças políticas de outras regiões do país. Somos carentes de representatividade apesar de termos boa infra-estrutura comparando com demais estados.

_Uma empresa de saneamento da região que foi investigada pela PF recentemente,  ganhou na justiça,  sexta-feira,  o direito de retomar suas oito obras que estava executando no sul.

_A sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira foi mais “quente” pois os vereadores usaram a tribuna depois de tantas sessões somente de homenagens, àquelas conhecidas “moções” de aplausos.

_A rádio Vida Nova, de Caravaggio, vai veicular a propaganda política neoveneziana.

_O prefeito Evandro Gava terá como vice o vereador peemedebista Alberto Ranacoski, o “Betão”. A data da convenção dos dois partidos ainda não foram  marcadas.

_O tucano César Pasetto recentemente anunciou que não seria mais candidato a vereador  mas voltou ao cenário político e será candidato a vereador.

_Pasetto será candidato porque o vereador Valmor Ugioni não vai à reeleição.

_Um morador de Vila Maria comentou que num local em Rio Cedro Alto há buracos ao lado da estrada causados pela água e que oferece perigo a quem transita por ali.

_Os partidos estão se reunindo para definir as candidaturas e está acontecendo “embates” pesados entre algumas lideranças.

_O PSD é o partido que está passando por momentos delicados pois dois grupos estão se confrontando. Na convenção, nesta sexta-feira, o clima poderá esquentar ainda mais.

_A convenção do PSDB e PSD será nesta sexta-feira mas há um grupo do PSD que contesta a maneira como foi indicado o nome de Zé Spillere como vice de Rogério Frigo.

_Um fato que caiu como uma bomba ontem, foi a desfiliação de Giovanni Brogni, do PSD. Sua saída deverá ser acompanhada de mais lideranças.

_Antes da imigração italiana por aqui os índios habitavam a região. Depois veio a imigração italiana e outras. Hoje se cultua mais elementos da etnia italiana mas em tempos de festa o que mais se vê são as máscaras do carnaval de Veneza que foram introduzidas neste evento e deu certo em termos de divulgação pela sua beleza e glamour. Isso atrai turistas do país e até do exterior ma há muitos outros elementos de nossa história que também deveriam ser  lembrados e que estão se perdendo.

_A gôndola e as máscaras dão muito notoriedade à nossa cidade mas não podemos deixar de resgatar a história dos que vivenciaram a história do município, de várias etnias. Ainda há poucos remanescentes e estas histórias precisam ser documentadas de forma urgente.

_Como fazer isso. Envolver as escolas, estudiosos da história e cultura local, universidades regionais, colaboradores e profissionais dos diversos setores.

_Temos que aproveitar nosso bom momento para discutir o nosso futuro neste setor e as futuras gerações de neovenezianos.

_Corremos o risco de num futuro próximo Nova Veneza ser lembrada somente pelas máscaras e  pela gôndola mas há muito mais que isso.

_Outra situação que é pouco citada em nossa história e nas ações do poder público são as demais etnias que habitam nosso município. Não tem somente “italianos” por aqui. Certo?

_Há história de muitas mortes de índios por aqui e na região mas há poucos registros sobre isso. Há uma dívida histórica com esta civilização que existia por aqui e que foi dizimada.

TEMPOS CONTURBADOS

A minha geração cresceu com bastante contato com a natureza, havia mais diálogo na família, e no máximo em algumas casas havia uma televisão, um radio  ou uma “vitrola” com as quais dividíamos as atenções com o que nossos pais nos falavam. Nosso lazer saudável era na maioria das vezes ao ar livre. Hoje na era da informação, as atenções se voltam para a máquina, a  tecnologia. Nós crescemos tendo mais contatos com as pessoas e hoje tudo mudou  pois  elas conversam muito do seu quarto através de um pequeno aparelho lhes conecta com o mundo. Estamos vivendo num momento conturbado onde o diálogo é pouco exercitado e o consumismo lhe exige que você tenha um carro do último tipo, um celular do mais moderno, roupas de grife e uma profissão de status. Corrupção, guerras, terrorismo, fome, injustiças, consumo de drogas; estes são alguns assuntos dos que mais ouvimos nos telejornais. Para onde caminha a humanidade? Como será a vida num futuro próximo neste ritmo? Como viverão as novas gerações? Que tipo de pessoas  vão habitar este planeta no futuro e que mundo lhe esperam?

Sair da versão mobile