Ícone do site Portal Veneza

Nova Veneza recebe mais uma vez a reencenação histórica da FEB na 2ª Guerra Mundial 

Nova Veneza, conhecida por sua gastronomia, belas paisagens e tradições italianas, na tarde desta quarta-feira, 13, foi mais uma vez palco de uma solenidade que homenageou um episódio marcante da história brasileira. 

O evento, denominado “1º Tiro de Artilharia da FEB na 2ª Guerra Mundial”, foi uma iniciativa conjunta do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC) e do Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo. A solenidade teve como cenário as belas Casas de Pedra.

Revisitando a história

O foco da reencenação foi recordar o primeiro tiro de artilharia efetuado por unidades brasileiras em solo italiano durante o conflito global entre 1939 e 1945. O episódio é considerado o “batismo de fogo” do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A cerimônia contou com um obuseiro, arma semelhante a um canhão, exatamente do mesmo modelo utilizado em 1944.

https://www.portalveneza.com.br/wp-content/uploads/whatsapp-video-2023-09-13-at-23.10.32.mp4

Grupo Monte Castelo

Fundado em São Paulo no ano de 2013, o Grupo de Reencenação Histórica Monte Castelo é composto por pesquisadores, historiadores e entusiastas da participação brasileira na Segunda Guerra.

Seus membros estão espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina e dedicam-se à pesquisa, organização e participação em eventos variados, que vão desde palestras até exposições. Em terras catarinenses, o grupo está ativo desde 2014.

Preservando a memória

O evento se propõe a ser mais do que uma simples reconstituição de um momento histórico. É uma oportunidade de mostrar para as novas gerações sobre a participação brasileira em um dos conflitos mais significativos do século XX, ao mesmo tempo em que homenageia as unidades de artilharia que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Sair da versão mobile