Em uma noite marcada por reconhecimento, o Legislativo de Nova Veneza promoveu, na quinta-feira, 30, uma Sessão Solene em homenagem aos 134 anos da Colônia Italiana de Nova Veneza e aos 150 anos da Imigração Italiana em Santa Catarina. O evento reuniu representantes de entidades culturais, autoridades e a comunidade para celebrar a herança italiana que moldou a identidade do município.
A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Elton Nuernberg, com a presença da prefeita Ângela Ghislandi, do vice-prefeito Edésio Spilere, dos vereadores da 18ª Legislatura e dos representantes das cidades que originalmente integravam a antiga Colônia de Nova Veneza (Criciúma, Urussanga, Siderópolis, Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso), o que reforçou a dimensão regional do ato.
Como forma de reconhecimento, a Câmara prestou homenagens a entidades culturais e institucionais que preservam as tradições italianas no município, entre elas:
- Associação Neoveneziana de Turismo (ANET)
- Circolo Vicentino de Nova Veneza e Região
- COMVESC
- Coral do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
- Coral Infantojuvenil Os Pequenos Peregrinos
- Coral Peregrinos da Montanha
- Coral São Marcos
- Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza
- Grupo Musical Eco di Venécia
- Grupo Musical Roba di Ciodi
- Fogletin Della Montagna
Também foi oficialmente homenageado Márcio Fumagalli, Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana, honraria concedida pelo Presidente da Itália em reconhecimento à sua atuação na valorização da cultura italiana no Brasil.
A cerimônia foi embalada pelas apresentações dos corais Os Pequenos Peregrinos, Peregrinos da Montanha e São Marcos, que interpretaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Nova Veneza e o Hino Italiano. O encerramento ficou por conta do Coral do Santuário, com a canção festiva “I Cieli Narrano”.
A prefeita Ângela Ghislandi, que ao longo dos anos integrou e colaborou com algumas das entidades homenageadas, destacou em seu pronunciamento a importância de manter viva a tradição e a memória cultural. Em parte de seu discurso, em italiano, ela agradecendo aos presentes por manterem viva a cultura italiana na cidade.
O presidente da Câmara, Elton Nuernberg, afirmou que a sessão foi um reconhecimento coletivo. “Celebramos o trabalho, a fé e a cultura daqueles que fundaram e fizeram crescer Nova Veneza. Esta homenagem é um agradecimento às gerações que nos permitiram preservar um pedaço vivo da Itália em Santa Catarina”, falou.

