Nova Veneza inicia o Programa Novo Mais Educação

01/05/2017 13:37

Os alunos recebem alimentação, transporte e participam de oficinas em contra-turno como acompanhamento pedagógico e atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer. 

Os alunos da rede municipal de ensino de Nova Veneza contam com mais uma opção, o Novo Mais Educação, criado pela lei nº 1.144 de 10 de outubro de 2016,  uma parceria entre o Ministério da Educação e secretarias estaduais, distritais e municipais de educação. Em Nova Veneza quatro escolas foram contempladas: Escola Municipal Bairro Bortolotto, Escola Municipal Caravaggio, Escola Municipal Ítalo Amboni e a Escola Municipal Líbero Ugioni.

O programa tem como objetivo a ampliação da jornada escolar das crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. Os alunos podem ser beneficiados com acompanhamento pedagógico através de aulas de reforço em língua portuguesa e matemática, e desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer com aulas de dança, karatê e futebol de salão.

“É, sem dúvida, um programa muito intenso, que se aproxima bastante da Educação em Tempo Integral. A participação dos alunos não é obrigatória, mas a adesão tem sido muito significativa em todas as áreas. Mensalmente a Secretaria Municipal de Educação e escolas estarão fazendo uma avaliação do programa para aperfeiçoá-lo, sempre visando o sucesso de nosso cliente maior, que é o nosso aluno”, ressaltou o secretário de Educação, Élzio Milanez.

Segundo Milanez, cabe a Secretaria Municipal de Educação a contratação de coordenadores para o programa, bem como a complementação da alimentação, transporte escolar e o acompanhamento de todo o programa. Cabe as unidades escolares que recebem recursos do FNDE contratar monitores para as atividades pedagógicas e artísticas, e complementação de material didático.

O programa iniciou em 10 abril e se estenderá até o dia 10 de novembro, com duração de oito meses, conforme prevê a lei.

Na Escola Municipal Caravaggio são atendidos 140 alunos e foram construídas três salas de aula. Já na Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto são 213 estudantes, mas a expectativa é atender cerca de 290 crianças e adolescentes.

Gabriel da Conceição