Nível da Barragem do Rio São Bento, está abaixo do normal, mas ainda não preocupa

21/04/2012 14:38

Quem visita a Barragem do Rio São Bento em Siderópolis, pode ficar impressionado com a quantidade de terra do leito do lago que ficou exposta por conta da estiagem que atinge grande parte da região sul do país.

Ivan Medeiros morador de Urussanga ficou impressionado com a vista. “Sempre visito os restaurantes de Nova Veneza e aproveito para espiar a barragem, mas estas longas praias, nunca achei que veria.” Afirmou.

Mas apesar da aparência o abastecimento de água tratada nas cidades de Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, Nova Veneza, Içara e Siderópolis, ainda está longe de ser comprometido, segundo o gerente regional Sul-Serra da Casan, Alessandro Rabelo, o consumo humano não está ameaçado. “Nosso plano garante água para consumo humano por muito tempo ainda”, explica.

Sem chuvas, Sul vai receber mais energia de outras regiões

No entanto a falta de chuvas na região vai acarretar um aumento da transferência de energia das demais regiões do país nas próximas semanas. Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, atualmente estão sendo repassados 5,5 mil megawatts (MW) das outras regiões para o Sul do país. Essa carga poderá passar para 6,2 mil MW.

Apesar da situação atípica, não existe nenhum risco de desabastecimento de energia nos estados da Região Sul, pois as previsões meteorológicas apontam para a entrada de mais frentes frias vindas da Argentina e do Chile ao longo dos próximos dias, o que deverá recompor o volume de água dos reservatórios.

Willians Biehl – Fotos e texto