Ícone do site Portal Veneza

Movidos pela fé, milhares se reúnem na Romaria de Caravaggio

Movidos pela fé, milhares se reúnem na Romaria de Caravaggio

Mais de 50 mil pessoas participaram, neste domingo, 31, da 64ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, no Santuário Diocesano localizado no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza. O bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, presidiu a missa que teve início por volta de 10h30min, após a chegada da transladação da imagem, que partiu da comunidade Santa Bárbara, em Criciúma.

Em sua homilia, Dom Jacinto ressaltou a solenidade da Santíssima Trindade, celebrada hoje pela Igreja, e falou da emoção de ver milhares de pessoas que se dirigiam, a pé, até o templo dedicado a Maria. “O motivo principal é a fé, que está no coração de todos vocês. E o que está no coração de cada um e cada uma que está aqui? Eu não sei, mas Deus sabe e Ele nunca fica indiferente. Ele e Maria nos dão coragem, ânimo e força. Aqui está uma grande família. Todos estamos unidos muito mais que pelo sangue. O que nos aguarda, nós não temos nem palavras para definir: é muito maior”, declarou o epíscopo, referindo-se à eternidade e à companhia de Jesus confirmada nas palavras do Evangelho deste domingo.

Dom Jacinto falou também da importância do serviço nas comunidades, cujo combustível sempre é a fé. “A nossa fé faz isto: as coisas mais grandiosas na nossa vida são feitas quando temos fé. A fé é o maior tesouro que temos em nossa vida; fé na Santíssima Trindade e junto dela, na Mãe. Não desanimemos em nosso serviço nas comunidades. O lugar mais privilegiado é a comunidade, mas para mantê-la viva, Deus precisa da generosidade de todos, e Ele traz bênçãos e graças”.

Ao final da missa campal, o Reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati, agradeceu a participação e colaboração de todos e convidou para as demais celebrações realizadas durante o dia. A menina Isabela Topanotti Felisbino emocionou a todos ao cantar para a Virgem Maria. A animação ficou por conta do Padre Ezequiel Dal Pozzo, de Rio Grande do Sul.

Fiéis agradecem graças alcançadas

A Romaria de Caravaggio, maior festa religiosa do Sul do Estado de Santa Catarina, acolhe também fiéis de outras regiões. O romeiro Adelcio Kons veio de Jaraguá do Sul com a esposa, Elis Zanette, que é natural de Içara. “Estamos aqui para agradecer, pois somos casados há três anos, e minha esposa não conseguia engravidar. Agora trouxemos nosso filho Caio, de cinco meses”.

Da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Criciúma, a senhora Marlene Ferreira participa da festa desde 2002, quando também obteve uma graça. “Na época, fazia 40 dias que havia ido ao médico, devido a um pé quebrado. Sentia muita dor ao caminhar e pedi que Deus e Nossa Senhora me fizessem andar. Desde então venho a pé ao Santuário”, relata.

Muitos são os que vem para agradecer milagres, como também para pedir a intercessão da Mãe de Jesus. É o caso de dona Terezinha Zeferino, da Paróquia Santo Agostinho. “É a primeira vez que venho à Romaria e peço pela minha família, por meus irmãos. Nossa Senhora é muito importante. Venho com fé, porque muita gente vem e recebe graças”, afirma.

Bibiana Pignatel Baesso

[fancygallery id=”2″ album=”11″]

Sair da versão mobile