Moradores reclamam de galpão de triagem e depósito de reciclados

24/07/2012 10:30

Instalado desde o início do ano na principal via que corta o Bairro Eliza em Nova Veneza, está instalado um galpão de triagem e depósito de lixo reciclado, sendo o trabalho de coleta realizado no Centro do município e arredores.

A iniciativa tem apoio logístico da Prefeitura de Nova Veneza que cedeu o espaço. Antes no local havia o horto municipal que foi desativado para ser construído em outro lugar.

Mas a instalação do galpão no meio daquela comunidade tem gerado tensão entre vizinhos e o administrador do local. Para a moradora Salete Daniel, que reside ao lado do galpão a iniciativa não está agradando. “Moro há mais de 30 anos aqui, quando tinha o horto era maravilhoso, agora ganhamos de presente este depósito de lixo. Já reclamei pra todo mundo na prefeitura, mas ninguém resolve nada” Reclama Salete.

Ainda segundo ela e outros moradores ouvidos, está havendo um grande aumento no número de baratas e ratos invadindo as casas.

Já para a Srª Osvaldina Cardoso, 76 que também é vizinha do local, além dos bichos seu maior problema é com o mau cheiro.

“Tenho problemas de locomoção devido à osteoporose, e bem ao lado onde fico para tomar banho de sol às vezes há um mau cheiro horrível, acredito que seja quando eles lavam a estrebaria que eles têm ali, ai vem àquela água suja para este lado.” Reclama.

Jadson Savio que mora em frente ao local, acredita na importância do trabalho realizado, mas que o local não é o ideal para a instalação de um galpão de reciclagem, pois para ele a parte estética do bairro ficou muito prejudicada, principalmente porque ali é um corredor onde passam muitos turistas.

O administrador do local Sr. Augustinho Gonçalves Rosa contesta as denúncias.

Segundo ele no local não se vê insetos ou ratos, os bichos devem estar vindo de outro lugar, já quando a limpeza da estrebaria ele diz que nada é jogado pela água, tudo é recolhido e levado para outro local para ser utilizado como adubo.

A prefeitura foi procurada através do Chefe de Gabinete Sr. Arcângelo Nuernberg para falar sobre o caso. Nuernberg revelou que o galpão de reciclagem naquele local é provisório, e que em breve haverá um caminhão exclusivo para coleta seletiva em todo município, onde este material será levado diretamente as empresas recicladoras.

Willians Biehl