Momento de oração pelos padres foca misericórdia e perdão

02/06/2016 16:22

Pouco a pouco, eles foram chegando e tomando seus lugares dentro da capela. O Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, foi o ponto de encontro para padres diocesanos e religiosos da Diocese de Criciúma, na manhã desta quinta-feira, 02, por ocasião do Dia de Oração pela Santificação do Clero, celebrado pela Igreja nesta sexta, 03, mesma data em que se celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

O encontro teve início às 08h30min, com a Hora Santa Vocacional, com Adoração ao Santíssimo Sacramento, oração pelos sacerdotes, proclamação do Evangelho, momentos de silêncio, meditação e reflexão. O coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Gilson Pereira, acolheu os irmãos no sacerdócio, e padre Joel Sávio, coordenador diocesano de pastoral, fez motivações para bem celebrar o Ano Santo da Misericórdia.

O bispo diocesano, Dom Jacinto Flach, recordou ensinamentos e advertências de Papa Francisco para uma autêntica vivência do sacerdócio ministerial. O momento celebrativo foi concluído com a bênção com o Santíssimo Sacramento, e depois, os padres, organizados dois a dois, seguiram a pé até o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, enquanto realizavam sua confissão. A chegada ao Santuário foi marcada pela procissão por entre a Porta Santa, seguida pela celebração da Santa Missa.

Uma Igreja que busca e oferece misericórdia

Em sua homilia, Dom Jacinto recordou o gesto humilde de São João Paulo II, no ano 2000, enquanto pontífice, ao pedir perdão por todos os erros cometidos pela Igreja durante seus dois mil anos de existência. O bispo lembrou que a Igreja é santa e pecadora e destacou que nenhuma civilização, ao cometer erros, pede perdão e se justifica, mas a Igreja teve esta humildade, buscando seguir os ensinamentos de Jesus.

“Que Deus nos acolha em sua misericórdia e cure todas as feridas. Que sejamos sempre irmãos em Cristo, unidos no sacerdócio. Mais do que irmãos de sangue, estamos unidos de uma maneira especial. Olho para nosso clero e vejo um clero trabalhador. Temos uma Igreja muito bonita e abençoada. Tenho a certeza de que, um dia, todos estaremos junto ao Coração de Jesus misericordioso, na glória eterna. Continuemos a servir, com alegria, nossa Igreja, sabendo ver nas diferenças a unidade na diversidade. Que seja uma Igreja que possa florescer e crescer no amor misericordioso, e que Deus nos ajude a ser uma Igreja unida e simples e que não exclua ninguém, a começar pelos mais humildes e necessitados, para que possam contar com a misericórdia de Deus”, disse o Bispo.

Diáconos convidam para suas ordenações

Ao final da missa, os diáconos Daniel Zilli Da Rolt e Jonas Emerin Velho reforçaram seu convite aos padres para suas ordenações presbiterais. Daniel será ordenado padre no dia 02 de julho, às 15h, no Santuário em Morro Bonito, Içara; e Jonas, no dia 08 de outubro, às 15h, em Santa Rosa do Sul.

Documento escrito pelo Papa será tema de estudo

O próximo compromisso diocesano dos presbíteros será o Curso do Clero, no mês de julho, sobre a Exortação Apostólica Amoris Laetitia.

Bibiana Pignatel