Marcelo Branco – Festa dos perdedores

05/11/2012 07:46

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

FESTA DOS PERDEDORES – Nos próximos dias será feita uma festa no belo sítio do figurão Vilson Niehus Rampinelli, em Sanga Curta, na divisa de Nova Veneza e Forquilhinha, nas margens do rio Cedro. É a festa de quem perdeu as eleições. Nosso povo gosta mesmo de festa pois comemora até derrota nas eleições, e olha que o placar foi feio.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

LI E GOSTEI

“ Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter.” (Oscar Wilde)

HISTÓRIA POLÍTICA

Em 1972, Alfredo Bortoluzzi se elegeu prefeito pela ARENA com 2.506 votos. O vice-prefeito foi Luiz Ostetto. Vereadores eleitos: Fortunato Rampinelli (ARENA) 564 votos, Felicicimo Ronconi (ARENA), Geraldo Manique Barreto (ARENA) 453, Júlio Ghellere (ARENA) 367, Líbero Ugioni (ARENA) 347, Aroldo Mondardo (ARENA) 345, Laudelino Ghislandi (ARENA) 288. Suplente: Zeferino Bortolotto (ARENA) 207 votos.

Dados do Livro “História de Nova Veneza”-Zulmar H. Bortolotto

DA HORA

_A Rede Bistek inaugurou neste sábado em São José no Continente Park Shopping. A rede se consolida como uma das principais do setor do estado.

_Nova Veneza também espera sua nova loja Bistek. A empresa tem o terreno e o projeto, agora é só concretizar.

_No dia 09 de novembro haverá grande show da dupla sertaneja das antigas, Pedro Bento e Zé da Estrada, em Caravaggio. Imperdível.

_Encontrei recentemente em Criciúma numa padaria o meu amigo Emerson Cripa, gente da melhor qualidade. O “Epo” como conhecemos é engenheiro agrônomo e tem uma empresa deste ramo. Ele mora em Criciúma mas assina o VG e o A Tribuna para acompanhar as notícias da terra. Valeu.

_Teve reunião na Associação Bistek para tratar do GE Metropolitano para 2013. O projeto é audacioso.

_Iniciou no dia 30 a exposição da artista plástica Salete Aurélia Crimbelli Búrigo em Tubarão no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick. As obras estarão expostas até o dia 19. Participe.

_Segundo o cronista Sérgio da Costa Ramos do DC, o professor Celestino Sachet escreveu obra de uma década sobre a cultura de Santa Catarina. Ramos diz: “É obra referencial para que o Brasil possa identificar Santa Catarina além dos habituais estereótipos”. Vamos conferir este livro denominado: “A Literatura dos Catarinenses-Espaços e Caminhos de uma Identidade”.

_Celestino Sachet é um intelectual neoveneziano dos mais respeitados no estado.

NA POLITICA

_O PMDB apesar da derrota nas eleições elegeu dois vereadores e obteve maior votação comparando com as eleições de 2008.

_O partido vai iniciar um trabalho para se fortalecer e chegar em 2016 com possibilidade de vencer as eleições.

_Lula jura que não sabia de nada, e Paulo Maluf jura que nunca teve conta bancária no exterior. Verdades brasileiras.

_Além da “ficha-limpa” dos políticos tem que haver também a lei do “título-limpo” para muitos eleitores.

_O fato novo por aqui em termos de administração pública será a formação de um conselho político-administrativo para dar suporte à futura administração.

_Além dos três secretários (Saúde, Educação e Finanças) que serão empossados em janeiro, a futura administração deve definir logo a equipe da secretaria de cultura e turismo e quem vai comandá-la.

_Este setor é atualmente uma das nossas referências e exige uma equipe profissional e atuante.

_Há expectativa entre os empresários do setor turístico. A festa da gastronomia e o carnaval de veneza já devem ser pensados. O evento é em junho e muitos daqueles que estiveram na edição passada reservaram hotéis para 2013.

_Na terça-feira o prefeito eleito Evandro Gava e Zé Spillere almoçaram com o jornalista João Manoel Netto que é o assessor da prefeitura de Siderópolis, e também estiveram na Unesc reunidos com o Reitor Gildo Volpato. O empresário Sanciro Ghislandi também esteve presente.

_João Manoel poderá ser o assessor de imprensa da administração de Evandro Gava e Zé Spillere.

_Mais nomes são comentados para a equipe de primeiro escalão. Da cota do PSD, os nomes do Advogado Clóvis Steiner (Planejamento) e de Ricardo Ugioni (Agricultura) foram citados.

_Conversei com Santina Yzé em Criciúma na quinta-feira. Ela teve papel importante nesta campanha e já está se organizando para ocupar a pasta da Saúde.

_Nestas eleições ficou assim o número de prefeituras por partido em Santa Catarina. PMDB-107, PSD-53, PP-46, PT-45, PSDB-26 e outros partidos 18.

_Faltou pouco para PP-PSD ter a maioria na Câmara de Vereadores.

_Está em alta o cargo de prefeito nas 5,5 mil cidades brasileiras.Veja só: em 1960, os prefeitos recebiam 19% do que cabia aos governadores. Em 1988, este percentual passou para 50%. Em 2012, a proporção já é de…75%.

_Perguntar não ofende ou perguntas intrigantes, como queiram. Quanto tempo vai durar a “lua-de-mel” entre PP e PSD ? Quanto tempo vai durar a harmonia entre PSDB E PMDB na Câmara de Vereadores com quatro presidentes já definidos?

_Será que nas eleições de 2016 a disputa será entre estes dois grupos políticos que por hora estão unidos?

_Há prefeituras da região interessadas em nomes que ocuparam cargos no primeiro escalão da administração de Rogério Frigo e Marco Spillere.

Carlinhos Gorini, Toninho Amboni (in memorian), Dr. Claudinor Berti e Marco Costa. Dentro do balcão é Beltrão Ghislandi (in memorian) bebendo uma cerveja num bar da cidade nos anos 70.
A primeira reunião da transição política na prefeitura foi na segunda-feira e aconteceu num clima tranquilo. O prefeito Rogério Frigo estava acompanhado do Secretário de Finanças Osnir Ghellere e sua equipe, Assessor Jurídico Luiz Henrique Baldessar Gava. O prefeito eleito Evandro Gava, vice Zé Spillere, estavam acompanhados de César Augustus Bortoluzzi, Ênio Milanez e Walter Waterkemper.
O vereador eleito Betão (PMDB) comemorou na sexta-feira no salão de festas em São Bento Baixo sua eleição, com amigos, simpatizantes e correligionários com muito chope. Além dos peemedebistas, marcaram presenças lideranças do PSDB.
Lago Misurina em Belluno, nas montanhas da Itália, num final de tarde em 2010.lo