Ícone do site Portal Veneza

Mais de 3 mil fiéis participam da Caminhada Vocacional

A Caminhada Vocacional da Diocese de Criciúma, celebrada sempre no último domingo de agosto, mês das vocações, atraiu na manhã deste último domingo, 26, mais de 3 mil fiéis de todas as paróquias da diocese.

Mais da metade do trajeto feito pelo povo diocesano foi acompanhado por uma garoa. Junto a ela, o frio, que não intimidaram a manifestação dos católicos.

Em sua 30ª edição, a Caminhada Vocacional atraiu muito mais pessoas que nos anos anteriores. O bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, acompanhou o grupo, animado pelo padre Eloir Borges e por Irmã Janaína, além de seminaristas e outros padres e religiosas da diocese.

Meditando as vocações à vida ordenada, consagrada, familiar e laical, o grupo realizou paradas em quatro cruzes dispostas às margens do caminho, na SC-447, que liga Criciúma à Nova Veneza. Uma cruz, que remeteu à Jornada Mundial da Juventude 2013 foi carregada pelos jovens, representados em grande número entre o grupo.

A Santa Missa presidida pelo bispo marcou a instituição do ministério de Leitor ao seminarista Maxssuél Mendonça e do ministério Acólito aos seminaristas Gilson Pereira e Gabriel Dalmolin. “O leitor se torna homem da Palavra e de palavra, com mais consciência e responsabilidade. Os acólitos, ligados diretamente à função de ministros extraordinários da Comunhão, fazendo junto ao bispo e sacerdotes, que ela aconteça”, frisou o reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, de Florianópolis, padre Oscar Pietsch.

Rezar pelas vocações

Em sua homilia, Dom Jacinto enfatizou a importância de todos rezarem e apoiarem as vocações. “Que Deus abençoe muito todos vocês que aqui vieram. Para sermos abençoados, precisamos de muita oração e sacrifício. Todos fazemos parte da maravilhosa Igreja do Senhor e as vocações são dons que Deus concede à sua Igreja, àqueles que devem dar testemunho, rezando por ela”, disse o bispo.

Dom Jacinto ficou impressionado com o número de jovens presentes na caminhada, ainda esperando o despertar da vocação. Além deles, destacou a presença de idosos, religiosas e seminaristas e agradeceu o empenho de formadores e animadores vocacionais. “A Igreja não pode ficar indiferente a toda a vida vocacional que existe dentro dela. O mundo às vezes colabora para que ela não possa florescer, mas nós vamos rezar por isso e para que possamos descobrir a beleza da vocação que recebemos no Batismo”, afirmou o bispo, destacando o documento da Igreja referente à Nova Evangelização.

Dom Jacinto lembrou a todos a iniciativa da Diocese de Criciúma, que deseja enviar um sacerdote para auxiliar na evangelização da Prelazia de Cristalândia (TO), através do projeto “Diocese Irmã”.

Ao final da celebração, padres, religiosas, catequistas e seminaristas subiram ao presbitério e receberam a benção do povo, conduzida pelo bispo. “Corações generosos que evangelizam os jovens. Diante de Deus, vocês são muito preciosos. Olhando para vocês, só temos motivos para nos alegrar. Tenhamos todos o compromisso de rezar por eles. Que Deus abençoe cada família que apoia as vocações!”, finalizou Dom Jacinto.

Após a celebração, houve o almoço e a Expo-Vocacional, com a presença de 18 comunidades religiosas e o Evangeliza Show, com a Banda Israel.

Bibiana Pignatel Baesso

 [nggallery id=20]

Sair da versão mobile