Gerardo Brembilla foi homenageado por ter iniciado o intercâmbio cultural entre as famílias Ghislandi de Nova Veneza e Ghislandi na Itália.
Além da abertura dos trabalhos do Legislativo, a primeira sessão da Câmara de Vereadores de Nova Veneza em 2016, realizada na noite da última terça-feira, 16, também foi marcada pela entrega de uma Moção de Aplauso ao italiano, Gerardo Brembilla. Ele faz parte da família Ghislandi e foi um dos responsáveis pelo início do intercâmbio cultural entre membros da família em Nova Veneza, e na Itália.
A Moção de Aplauso o caracterizou como um dos desbravadores das origens da família Ghislandi, que contribuiu significativamente para a construção da história de Nova Veneza.
O prefeito do município, Evandro Gava, ressalta que Gerardo encontrou na América os parentes que tanto sua família lhe dizia que existiam. “Isso é motivo de orgulho. Ele é uma pessoa que tem um grande coração e uma enorme estima com o passado”, completa.
O primo em terceiro grau, neoveneziano Aldo Sérgio Sanciro Ghislandi relata que a homenagem foi muito emocionante e importante. “Primeiro por nosso sangue, que é da mesma família; e em segundo, porque o Gerardo foi uma das primeiras pessoas que encontramos, através do centenário de Nova Veneza, dispostas a iniciar essa troca de experiências culturais entre Brasil e Itália”, finaliza.
A homenagem foi uma proposição do presidente do Legislativo, Biro-Biro Minatto (PSD).
Francine Ferreira / Foto: Willians Biehl
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1962&v=VpdtooWYEPA