Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza brilha na Itália

08/07/2016 19:51

Venezianos representam o Brasil no Festival Internazionale Del Folklore `Sile Folke´

Bravo! Bravíssimo! Assim ecoava o público com a apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza, em Nervesa Della Bataglia, município vizinho de Treviso, na Itália. Os venezianos venceram mais de 12 horas de voo entre os continentes, além do forte calor europeu, para alegrar e envolver os italianos enquanto representante do Brasil no Festival Internazionale Del Folklore `Sile Folke. O evento  reúne grupos da Alemanha, Espanha e Bielorrússia.

Diariamente os catarinenses levarão o olhar do imigrante através da dança, fruto de um trabalho de estudo e resgate da tradição e cultura italiana trazida pelos antepassados. “Está sendo muito mais que apresentar nosso trabalho, é verdadeiramente uma troca de cultura muito rica, desde os costumes até mesmo de novas referências. É um mergulho em uma história que nos enche de emoção e alegria”, ressalta a presidente do Grupo, Susan Bortoluzzi Brogni.

Além das apresentações diárias em diversos locais da região do vêneto, os venezianos também estão conhecendo os locais que ligam afetivamente a Itália e a região sul de Santa Catarina. O secretário de Administração de Nova Veneza, Roberto Sávio Caetano, não escondeu a emoção ao encontrar exposto no Ossário Nervesa Della Bataglia, o nome Giusepe e Giovanni Sávio, ex- combatentes da Primeira Guerra Mundial. “É uma sensação fora do comum ver um representante da origem da família escrever uma parte da história que marcou e modificou o mundo”, revela Caeteno. O local é um memorial construído em 1938 após a 1 Guerra Mundial, que abriga 20 mil militares mortos além de arsenal bélico e fotográfico da época. A comitiva encontrou mais sobrenomes de ex-combatentes que são familiares na região sul, como Stecanella entre outros.

O Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza, permanece em apresentação no Festival Internazionale Del Folklore ´Sile Folk´, até a quarta-feira ,13. A viagem celebra os 25 anos de atividades do Grupo. Ao todo 23 dançarinos darão vida a 10 coreografias premiadas no Festival de Dança de Joinville e especialmente reservadas para o evento europeu.

Sobre o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza: Fundado em 21 de fevereiro de 1991, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza tem o objetivo de resgatar a cultura italiana através da dança, preservando e difundindo os costumes e tradição dos imigrantes que colonizaram Nova Veneza em 1891. O Grupo conta com 87 componentes divididos em quatro categorias: Infantil, Infanto-Juvenil, Sênior e Adulto. Entre as conquistas, o Grupo é detentor de 11 premiações do Festival de Dança de Joinville, além de participações especiais em todo o território nacional e também apresentações internacionais.

Sobre o Festival Internazionale Del Folklore ´Sile Folk´: Festival Internazionale Del Folklore ´Sile Folk´, que acontece em Treviso, na Itália, de 07 a 13 de julho, reúne apresentações de danças folclóricas nacionais e internacionais destinadas a preservar o folclore de cada país.

Para acompanhar as atividades do Grupo diretamente da Itália acesse este link.

Fernanda Zampoli com edição de Willians Biehl