Geração TEC lança curso em Nova Veneza

09/08/2013 10:34

Para suprir a falta de profissionais qualificados no setor de tecnologia, o Geração TEC, programa do Governo do Estado para capacitação de jovens e adultos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), abriu novo processo seletivo em Nova Veneza e outras cidades catarinenses. Os interessados podem se inscrever pelo site www.geracaotec.sc.gov.br, até 26 de agosto, às 16h.

“Por meio do Geração TEC, os jovens catarinense estão acendendo o farol da inovação por todas as regiões do Estado. Em quase dois anos, o programa forma uma geração para atuar no setor de tecnologia, um dos que mais cresce e que será o motor da nova economia catarinense”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

Em Nova Veneza, serão ofertadas 25 vagas para o curso de Teste de Software. A duração será de 160 horas de aula aproximadamente, com previsão de início em setembro, no período noturno. Os cursos foram selecionados conforme a demanda por profissionais de cada município. “Nosso objetivo é incentivar os jovens a buscar uma profissionalização para contribuir na entrada do mercado de trabalho”, explica o prefeito Evandro Gava. O levantamento inicial do mapeamento apontou para uma necessidade de mais de 2,4 mil profissionais neste ano. Para conhecer essa demanda, o Geração TEC mapeou 13 cidades do Estado, durante dois meses.

Gratuitamente, o programa é destinado a jovens com 17 anos ou mais, que tenham completado o ensino médio ou estejam cursando o último ano, com conhecimentos básicos em informática e que não estejam trabalhando com atividades relacionadas à TIC.

Quase 1,5 mil concluíram o curso

Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Guilherme Bernard, o programa se destaca pela capacidade de identificar e incentivar potenciais talentos que estão fora do setor. “Ele se configura como uma oportunidade fundamental para tratar da falta de recursos humanos qualificados no mercado de TIC em Santa Catarina”, salientou.

Lançado em 2011, já foram realizadas 2.092 certificações e 1.469 pessoas concluíram o curso, em 12 cidades de Santa Catarina. Em Criciúma, 62 pessoas foram capacitadas no último ano e 31 alunos estão em sala de aula. Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar cinco mil pessoas até 2014.

O Geração TEC é um programa da SDS, realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de Inovação (i3), com a Acate e com instituições do setor de tecnologia das cidades atendidas.

Colaboração: Viviana Ramos / Geração TEC
João Manoel Neto