Filhos de produtores rurais criam startup para tornar agricultura mais eficiente

19/07/2020 11:52
Redação Portal Veneza

Tornar a agricultura mais produtiva, rentável e sustentável. Foi com este propósito que nasceu a Horse Machine, uma startup especializada em mecanização e automatização. Desenvolvida no Colearning da Satc por três acadêmicos de Engenharia Mecânica da instituição, que também são filhos de produtores rurais, a empresa projeta e cria implementos agrícolas, de acordo com a necessidade de cada agricultor. Desde a criação, em janeiro de 2019, 14 tipos de máquinas já foram criadas e cinco estão em desenvolvimento.

A ideia de criar a startup surgiu através da vivência dos empreendedores em campos e lavouras. “Como filhos, netos e bisnetos de produtores rurais, conhecemos bem os desafios enfrentados pelo ‘homem do campo’. Fundamos a Horse Machine aliando os conhecimentos em Engenharia Mecânica ao espírito empreendedor que a Satc nos proporciona”, conta Guilherme Kieling, CEO da empresa junto com os sócios Jorge Veit e Cleomar Matuchaki.

A Horse Machine exerce o papel de trazer maior controle, praticidade, agilidade e rentabilidade na operação das propriedades rurais. Segundo Kieling, são projetados e produzidos implementos adequados à realidade de cada cliente. “Hoje, a indústria tradicional produz implementos que são desenvolvidos internamente e produzidos em série, sem a possibilidade de alteração de características. Já a Horse desenvolve junto com o produtor, o que garante uma máquina completamente customizada”, ressalta.

Ações empreendedoras têm espaço na Satc

Todos o desenvolvimento da empresa é projetado no Colearning da Satc, espaço que integra o HUB Office e reúne todas as iniciativas empreendedoras na instituição. “Escolhemos o Colearning por termos a nossa disposição uma estrutura física e corpo docente, o que nos proporciona a rápida solução de um problema, além de mentorias, palestras e networking”, pontua o CEO.

Para o líder do Colearning, Vitor Ferro Mazzuco, o apoio oferecido contribui no desenvolvimento das startups e faz com que elas alcancem seus objetivos. “A Satc desenvolveu uma metodologia própria e aplica isso aqui, promovendo discussões conjuntas, trazendo mentores para resolver problemas específicos e oferecendo a possibilidade de parceria com empresas renomadas no mercado”, completa.