Feira da Inovação Unesc abre portas para boas ideais da comunidade

12/09/2015 20:59

Inventores poderão apresentar suas soluções durante a Semana de Ciência e Tecnologia

Inventores e projetistas de tecnologias inovadoras já podem inscrever suas ideias na 2ª Feira da Inovação Unesc, que ocorre durante a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, entre os dias 19 e 23 de outubro. Promovida pela Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, a feira apresentará projetos com foco no campo da ciência e da tecnologia e, neste ano, as soluções criativas que beneficiam a comunidade serão expostas em todo campus.

Na última edição, 51 projetos foram inscritos com diferentes propostas, como o carregador USB portátil para tablets e celulares e lojas virtuais diferenciadas. Entre as ideias vencedoras, primeiro lugar na categoria “Empresa”, esteve o garrafão de água com alça lateral, que facilita o carregamento.

O criador Ramon Sandrini comenta que a participação na Feira ajudou a divulgar o seu produto. “O maior obstáculo na criação de algo inovador está no entendimento das pessoas quanto à proposta. A Unesc, como uma forte Instituição da região, ajudou a disseminar o conceito do nosso produto, fazendo com que muitos interessados viessem nos procurar”, comenta.

Conforme a assessora da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), Gisele Coelho Lopes, este é, justamente, o objetivo da Feira da Inovação: incentivar o desenvolvimento de ideias e valorizar o trabalho de seus criadores. “As soluções podem ser das mais diferentes modalidades, como produtos, processos e técnicas, trabalhos por meio digital, entre outros. O principal é o projeto priorizar recursos que facilitem o dia a dia das pessoas”, enfatiza. “O sucesso da feira na primeira edição revela que nossa região é dotada de grandes inovadores e berço de importantes ideias”, complementa.

Os trabalhos são divididos em quatro categorias e podem ser inscritos por acadêmicos, professores, alunos de escolas, empresas e a comunidade em geral. Em cada categoria serão premiadas as propostas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site www.unesc.net até o dia 19 de setembro.

Alissa steilein