Entre, que a casa é quase sua

31/05/2012 00:28

Hospedagem domiciliar, este foi o caminho encontrado pela Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo de Nova Veneza para desafogar a já lotada rede hoteleira da cidade e região nos dias da Festa de Veneza.

Muito difundida na Europa, a hospedagem domiciliar é uma modalidade especial de serviço de hospedagem, em que o hospede utiliza um quarto na residência do anfitrião, compartilhando alguns espaços comuns da casa.

“Nossa primeira motivação foi ajudar o munícipio, em segundo o intercâmbio cultural que podemos obter com estas pessoas que receberemos aqui em casa.” Afirmou Marlene Bressan, professora aposentada, que junto a sua família topou a ideia de receber hospedes em seu apartamento.

A quem pense que a atividade pode oferecer riscos, por não se saber exatamente quem você esteja colocando dentro de sua casa. Mas para o consultor de turismo da prefeitura, Dilton Pacheco, este risco não existe. “Quem procura este tipo de hospedagem, geralmente são pessoas organizadas, que planejam com muita antecedência sua viagem. São pessoas com poder aquisitivo e um grau de escolaridade elevado. Além de tudo é feito uma pesquisa sobre a pessoa nos órgãos policias.” Pacheco ainda lembra que todos os hóspedes que estão vindo para este tipo de hospedagem em Nova Veneza, vêm através da operadora Trilhas e Montanhas, a qual coleta todos os dados detalhadamente.

Para oferecer o serviço os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo, para que seja feita uma análise de viabilidade de um técnico da secretaria. Uns dos pré-requisitos é que no local se ofereça no mínimo café da manhã, serviço de limpeza e que o quarto onde o hóspede ficar deverá ser de uso exclusivo enquanto ele estiver na residência.

O programa só oferece benefícios. Para o turista, permite uma aproximação aos hábitos e cultura locais, usufruindo de um serviço de qualidade a preços acessíveis. E o cidadão tem a oportunidade de fazer novos amigos, trocar experiências e ainda realizar um bom negócio.

Para maiores informações você pode ligar para o telefone (48) 3436-5173.

Texto e foto: Willians Biehl

Dona Marlene Bressan, já têm confirmada quatro professoras universitárias que irão se hospedar em seu apartamento nos dias da Festa de Veneza.