Empresário de Nova Veneza será homenageado pela Fiesc

23/05/2013 16:59

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) entrega nesta sexta-feira (24), às 10h30min, em Florianópolis, a outorga de “Ordem do Mérito Industrial” ao empresário de Nova Veneza, Nelcides José Damiani, diretor-presidente da Damyller. Criada em 2000, a honraria, reconhece, por ano, até cinco personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria catarinense.

Por conta da homenagem, o prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, o vice, Zé Spilere, e o presidente da Câmara, Alberto Ranacoski, estiveram visitando a empresa Damyller na manhã desta quinta-feira (23) e conversaram com os empresários Cide e Noiodá Damiani. “Nós viemos parabenizar por essa grande homenagem, e confirmar que estaremos lá prestigiando o evento. Vocês, Cide e Noio, são exemplos para nós, principalmente, por manterem vivas as raízes aqui em Nova Veneza”, disse o Chefe do Executivo.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Alberto Ranacoski a homenagem é mais que merecida. “O Cide é um ícone de sucesso e empreendedorismo em nosso estado, esta honraria é mais um item a sacramentar o talento deste grande empresário,” afirmou Ranacoski.

Nelcides Damiani: Filho de rizicultores de Nova Veneza, Nelcides Damiani se mudou com a família para Criciúma para poder estudar. Com o tempo, percebeu sua vocação para os negócios. Em uma época em que o setor de carvão tinha predomínio da região Sul do Estado, Damiani resolveu diversificar e empreender no setor de vestuário. Em 1979, aos 23 anos, associou-se a dois tios na implantação da Damyller. Era uma pequena fábrica de calças de jeans e veludo, com dez funcionários e sete máquinas de costura. Depois os irmãos de Damiani também foram incorporados à sociedade. Hoje a empresa possui 2,3 mil funcionários, parque fabril de 69 mil metros quadrados e produção mensal de 180 a 200 mil peças, que são vendidas em mais de uma centena de lojas em todo o país.

João Manoel Neto