Em Nova Veneza, vereadores pedem pavimentação com isenção na cobrança de contribuição de melhorias

24/10/2018 14:13

Motivo da isenção, é que os moradores dos locais das obras das indicações dos legisladores, são pessoas carentes e com baixa renda.

Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 23, três indicações para a realização de obras de pavimentação foram aprovadas por unanimidade no plenário. As proposições tiveram autoria dos vereadores Edaltro Bortolotto, o Dalto (PSDB) e Arlindo da Silva (PSDB) atualmente presidente da Câmara de Vereadores de Nova Veneza.

O presidente em exercício, Arlindo da Silva, solicitou ao poder executivo municipal, obra de pavimentação com lajotas, nas ruas projetadas do Condomínio Vida Nova, localizado no bairro Baixada, no distrito de Caravaggio, e também melhoramento na drenagem. Na justificativa da indicação, o presidente apresentou que a realização desta pavimentação é de suma importância, já que irá propiciar mais qualidade de vida aos moradores e melhor trafegabilidade no local, beneficiando o descolamento de pedestres e veículos e proporcionando mais segurança.

Na indicação também pede a isenção na cobrança de contribuição de melhorias, visto que os moradores do mencionado condomínio são pessoas carentes e com baixa renda.

Os vereadores Milton Somariva (PSDB) e Rodrigo Vitali Spillere (PSD) parabenizaram o presidente pela indicação e na oportunidade lembraram que também já passaram pela Casa indicações de autoria de ambos para melhorias naquela localidade, como a instalação de uma academia ao ar livre com um playground e a construção de um abrigo de ônibus.

Da mesma forma, com isenção na cobrança de melhorias, o vereador Dalto pede a realização de obra de pavimentação asfáltica na rua Alamanda, localizada no bairro Jardim Florença. “Estive in loco verificando morador por morador da rua Alamanda, confirmando os índices das pessoas que moram naquele local e vi a necessidade. Se fosse cobrar a contribuição de melhoria para a pavimentação asfáltica, provavelmente aquelas pessoas teriam que fazer o desuso de alguma coisa.

Porque  são moradores que ganham salário mínimo e teriam que pagar um valor mensal, assim iria faltar dinheiro para outra coisa, para o remédio, para a comida, para os filhos. Então verificamos e pegamos o cadastro de todas as pessoas daquele local junto aos órgãos de Assistência Social e Saúde do município de Nova Veneza e vamos enviar para o prefeito”, detalhou o vereador autor da indicação.

O mesmo vereador deseja também a realização da pavimentação asfáltica na rua Demóstenes Julio da Silva, que fica no bairro Garuvinha, no distrito de São Bento Baixo. Igualmente o legislador constatou a baixa renda dos moradores desta rua junto aos órgãos do município e também in loco conversando com os moradores viu a necessidade de isenção da cobrança.

Os moradores das três ruas citadas nas indicações marcaram presença no plenário durante a sessão ordinária.

Drenagem

A execução de obra de drenagem na rua José Canella (rua do Sindicato dos Trabalhadores  Rurais de Nova Veneza), que fica no Centro de Nova Veneza, foi também um dos pedidos, por meio de indicação do presidente Arlindo da Silva.

“Essa indicação eu fiz, porque fui procurado pelo presidente do sindicato. É uma drenagem de muita importância para aquela rua, porque ali não é só o sindicato, tem as famílias que ali residem e comércio também. A prefeitura mostrou um grande interesse em fazer, porque já fizeram a medição. É uma obra que espero que em pouco tempo seja realizada”, disse o presidente.

A proposição foi aprovada por todos os parlamentares.

Pintura e sinalização

O vereador Edaltro Bortolotto, através de indicação, pede ao poder executivo para que por meio da secretaria competente seja realizada com urgência a pintura e a sinalização da NVA-150, no trecho que liga o distrito de São Bento Baixo à sede de Nova Veneza e também da rodovia Domênico Mondardo, até a rua central da comunidade de São Bento Alto.

Por sua vez, o presidente Arlindo da Silva solicitou o envio de requerimento ao Diretor Regional do Deinfra, Lourival Pizzolo, para solicitar que por medida de segurança, seja providenciada a pintura das faixas de sinalização na rodovia na SC-447, no trecho que liga o distrito de Caravaggio à sede do município de Nova Veneza.

Iluminação

O vereador Samuel Amboni Milanez (PP – MDB) por meio de indicação pede a troca das lâmpadas queimadas na SC-446 na Rodovia José Spilere, na subida do morro que dá acesso ao distrito de Caravaggio (sentido – Centro de Nova Veneza ao distrito de Caravaggio). “Me chamou atenção na semana passada, e ontem(segunda-feira) de propósito vim até o trevo da Mãe Luiza, e contei que só do lado direito subindo para o Caravaggio são 10 postes. Todo mundo sabe que todas as noites Nova Veneza recebe centenas de ciclistas e está ficando perigoso, porque ali tem uma curva bastante acentuada. Peço que arrumem o mais rápido possível para evitarmos acidentes ali”, alertou.

Ainda justificando a indicação o vereador autor ressaltou que acontece todo ano das lâmpadas serem trocadas para a festa de maio, em honra a Nossa Senhora do Caravaggio e passando um período as lâmpadas começam a queimar e ficam queimadas até maio do próximo ano.

Aprovado PL que declara de utilidade pública municipal a Associação de Moradores do bairro São José em Caravaggio

O vereador Milton Pedro Somariva (PSDB) que atualmente está na Casa Legislativa de Nova Veneza ocupando a vaga do legislador Aroldo Frigo Junior (PSDB) que está licenciado, teve um Projeto de Lei apreciado e votado na noite desta terça-feira, dia 23.

Durante a sessão ordinária o Projeto de Lei Legislativo de número 0008 que declara a Utilidade Pública Municipal a Associação de Moradores do bairro São José, situada na rua Valentim Spillere, s/n, no distrito de Caravaggio, foi aprovado por todos os vereadores.

O autor da proposição agradeceu o apoio dos vereadores pela aprovação do Projeto de Lei, em especial ao vereador Aroldo Frigo Junior que segundo Somariva, o ajudou bastante no direcionamento para a regularização da documentação da Associação junto à prefeitura. “Eu imaginava que a documentação era um processo mais difícil, eu chegava na prefeitura nas administrações passadas e eles falavam que o problema era grande, mas o Aroldo Frigo Junior juntamente com o antigo presidente Paulo, foi questão de 15 dias de trabalho e a documentação já está na mão. Agora só precisamos pagar uma multinha”, explicou.

O vereador também agradeceu a toda comunidade e citou alguns nomes de pessoas que acreditaram o incentivaram neste projeto.

Rafaela trombin maciel