DNIT/SC vai liberar ponte no Rio Tubarão nesta sexta-feira, 30

30/09/2016 10:54

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) através da Superintendência Regional de Santa Catarina tem meta de liberar o tráfego de veículos sobre a ponte construída no Rio Tubarão nesta sexta-feira, 30. A autarquia finaliza a aplicação do pavimento asfáltico sobre a estrutura, cabeceira Norte e junção com o trecho duplicado nesta quinta-feira, sendo que a sinalização horizontal (faixas de eixo e bordos de pista) será aplicada amanhã (sexta-feira).

A ponte foi aberta ao tráfego, em caráter temporário em uma das faixas, durante a noite de quarta e manhã de hoje (29), para teste de tráfego e adequação de fluxo. Para término dos trabalhos neste segmento, o fluxo foi redimensionado para a ponte pertencente à duplicação (lado direito), onde segue em duplo sentido de tráfego.

Quando liberada, a nova ponte terá tráfego de veículos no sentido Sul-Norte, com fluxo em sentido oposto sobre a estrutura liberada em 2010, construída durante a duplicação de pistas entre Tubarão e Sangão – dentro do lote 34 para obras de arte especiais. A liberação também finalizará os trechos em desvios pela rodovia federal, com pistas duplicadas em toda a extensão do empreendimento para expansão da capacidade rodoviária da BR-101 (trecho entre Palhoça a Passo de Torres, em SC e de Torres a Osório, no RS).

Os motoristas deverão atentar para a nova configuração de tráfego, bem como atentar aos trabalhos remanescentes que vão continuar, como finalização de acessos às ruas laterais, drenagem e instalação de elementos para sinalização vertical e horizontal.

A ponte tem 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto) e, quando liberada, vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte. A ponte construída durante a duplicação da rodovia federal vai abrigar o fluxo no sentido oposto. Hoje ela recebe tráfego em duplo sentido de circulação.

Na duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, foram construídas 29 pontes, sendo outras 14 adequadas e reforçadas, todas elas liberadas para tráfego. Outras duas pontes estão projetadas e serão construídas dentro das obras complementares, ambas no km 329,9, no Rio Capivari (uma será adequada e outra construída em via lateral).

Programa de Transporte de Cargas Perigosas é aplicado em trecho gaúcho da BR-101

Por Sergio Reis

Decorrente da duplicação da BR-101 Sul, os programas socioambientais estão sendo acompanhados pelo consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyPars ons e contribuem para melhorias ambientais na região Norte do Rio Grande do Sul, por onde a duplicação da rodovia federal foi executada.

O Programa de Transporte de Produtos Perigosos desenvolvido pelo DNIT com base em Termo de Cooperação firmado com a UFRGS está qualificando, desde setembro de 2015, o atendimento à emergência em possíveis casos de acidentes na rodovia. O programa realizou nesse período, curso para capacitação dos agentes das instituições que atuam na área na região, envolvendo 90 pessoas do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil, órgãos ambientais, serviços sociais e de saúde de municípios próximos da BR-101 e da capital gaúcha, além de DNIT, ANTT e do consórcio.

O consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyPars ons participou do treinamento com o coordenador setorial do Rio Grande do Sul, técnico agrícola e sociólogo, Sérgio Luiz dos Reis. “O papel do consórcio nesse Programa é o de supervisionar, orientar e monitorar todas as fases de sua implantação. Dando todo o apoio na interface entre os atores envolvidos, DNIT, demais empresas envolvidas na obra, IBAMA, UFRGS, Defesa Civil e Corpo de Bombeiro,  buscando  assegurar a execução do programa de forma dinâmica e com qualidade”, afirma o coordenador.

O Programa de Transporte de Produtos Perigosos também prevê a implantação de ações, com elaboração de banco de dados georeferenciados, identificação dos trechos com maior suscetibilidade a acidentes, aquisição de equipamentos, entre eles veículo de resposta para emergências químicas e combate a incêndio, construção e implantação de um Centro de Controle Integrado para atendimento de emergências.

O Curso de Capacitação em Atendimento e Resgate, realizado em setembro do ano passado nas cidades de Tramandaí e Osório e fez parte da execução da Meta VI do Programa de Mitigação de Acidentes Envolvendo Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos no Trecho da BR-101 Sul, entre Osório/RS – Torres/RS. O Programa que está em execução pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, através do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED-RS.

“A implantação desse Programa contribuirá em muito para a melhoria do tráfego no trecho gaúcho da BR-101. Um acidente envolvendo produtos perigosos pode causar interrupção de trânsito por longo tempo e se não tomadas as devidas providências pode colocar em risco a saúde e até a vida das pessoas que se encontram próximas ao local, conforme o produto até num raio bastante grande”, afirma Reis.

Muriel Ricardo Albonico