Dia da Praça reforça a importância histórico cultural da Humberto Bortoluzzi

22/10/2016 13:57

Data é lembrada neste sábado, 22 de outubro.

Este sábado, 22 de outubro, traz consigo uma data bastante importante: o Dia da Praça. Em Nova Veneza, a principal em termos históricos culturais é a Praça Humberto Bortoluzzi, localizada bem no Centro do município.

O funcionário público, Jaime Ghislandi, que frequenta o espaço durante toda a vida, lembra que a importância histórica da Humberto Bortoluzzi é imensa. “De qualquer parte que saíamos, para irmos ao comércio ou praticar alguma atividade de lazer, sempre dizíamos ‘vou à praça’. Ela era, e ainda é, uma marca da cidade”, completa.

Ghislandi ainda conta que o local sempre foi utilizado para encontros de amigos, de todas as idades e grupos. “Nos reunimos para jogar cartas e conversa fora, principalmente envolvendo política e futebol. Nos fins de semana, a praça é tomada também por crianças, jovens e turistas, todos formando uma grande confraternização”, recorda.

A figueira central da Humberto Bortoluzzi, um dos principais pontos da praça, foi plantada em 1946 por João Ghisladi e Lau Gava. “Com tudo isso, a tradição é mantida naturalmente. A música italiana, também muito presente, é uma marca do local. Mas mesmo assim, todos os gêneros musicais são ouvidos e tocados no Coreto Central”, ressalta.

Em relação a melhorias que poderiam ser feitas, Jaime elenca o aumento do tempo de atendimento da gôndola; a profissionalização do atendimento ao turista; e uma maior atenção às questões envolvendo a coleta de lixo. “No mais, é uma praça simpática, com um povo igualmente simpático”, finaliza.

Francine Ferreira / Fotos: Willians Biehl / Fotos antigas: acervo Nicola Gava
Sete de setembro de 1983. Foto Nicola Gava com máquina Yashica.
No início dos anos 70, um artista mexicano se apresentou por quatro dias ininterruptos na Praça.
Esta foto é uma das mais antigas, foi feita da janela do prédio onde atualmente está o restaurante Divina Armida. O prédio ao fundo, é onde hoje está o restaurante Veneza, quando só havia a parte térrea.