Ícone do site Portal Veneza

De Nova Veneza para o Malawi: a missão das Irmãs Beneditinas transforma vidas na África

Há nove anos, a Irmã Nilceia Aparecida Padilha, nascida em Lauro Muller (SC), deixou o Brasil rumo ao Malawi, no sudeste da África, para integrar uma missão da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, com sede em Nova Veneza.

O propósito da missão é testemunhar o amor de Cristo por meio de iniciativas educacionais, sociais e de saúde, oferecendo suporte vital à comunidade local. As irmãs trabalham em uma escola de ensino médio, em um centro de educação infantil e em um pensionato para meninas e oferecem diariamente a merenda escolar para pessoas idosas e crianças que precisam de alimentos.

A rotina na missão é pautada pelo lema de São Bento de Nursia “Ora et Labora” (Reza e Trabalha). O dia começa com momentos de oração e missa, seguidos pelas atividades nas instituições educacionais. Desde sua chegada, Irmã Nilceia notou uma melhoria significativa na qualidade do ensino, impulsionada pela expansão da infraestrutura e pelo aumento no número de professores. Apesar dos avanços, os desafios financeiros permaneceram. “Ainda não conseguimos alcançar a autonomia financeira e dependemos de ajuda externa”, explica.

A presença das Irmãs Beneditas tem causado um impacto profundo na comunidade local. A educação oferecida tem transformado vidas, e a relação com a população é marcada por gestos de reconhecimento e afeto, como presentes simples, mas significativos. “Recebemos tecidos tradicionais e animais, por exemplo. A comunidade nos valoriza e nos cuida, é muito emocionante sentir esse carinho”, compartilha Irmã Nilceia.

Prestes a completar 10 anos de missão, Irmã Nilceia se prepara para uma transição, na qual outra irmã assumirá o papel de superiora local. Refletindo sobre sua trajetória, ela afirma: “Minha confiança em Deus cresceu, assim como minha alegria de servir. Continuamos aqui para promover vida e vida em abundância, como nos ensinamentos de Jesus”, finalizou.

Sair da versão mobile