Crianças se divertem no início das atividades da Turminha do Sulca

16/03/2016 18:31

Projeto de educação financeira atenderá cerca de 30 mil crianças de 18 municípios em 2016

Esta quarta-feira (16) os alunos da Escola de Educação Básica Jorge Schutz, de Turvo, saíram da rotina para aprender sobre educação financeira, por meio de oficinas, brincadeiras e encenações teatrais. Eles participaram do início das atividades da “Turminha do Sulca”. Para 2016 o projeto, que trabalha educação financeira para crianças do primeiro ao quinto ano, passará em cerca de 300 escolas de 18 municípios das regiões da AMREC, AMESC e AMUREL, totalizando mais de 30 mil crianças atendidas.

A aluna do segundo ano, Laura Acorde da Silva, participou das brincadeiras, e foi a escolhida para encenar a “professora Elite”, personagem da revistinha em quadrinhos do projeto. “Eu já conhecia a Turminha do Sulca, e achei muito legal poder brincar de teatro com meus colegas, assim eu aprendi mais sobre cooperativismo e também sobre o orçamento do meu pai e minha mãe”, comentou Laura.

Segundo a consultora de desenvolvimento organizacional do Sicoob Credisulca, Eveline Marcon Francisco Dagostin, este ano o projeto trabalhará o tema educação financeira por meio de oficina de teatro, brincadeiras e a cartilha. “Vamos passar pelas escolas com uma proposta diferente. O intuito é envolver as crianças e despertar o interesse delas pelo cuidado com o seu dinheiro, entender o valor que ele possui e como ele interfere no orçamento da sua família”, explicou Eveline.

Atriz, instrutora de teatro e produtora cultural, Diana Manenti, é a responsável por comandar as brincadeiras. Em parceria com o Sicoob Credisulca, ela desenvolveu uma metodologia de trabalho que trate o tema educação financeira de forma lúdica, despertando o interesse das crianças por meio da participação. “É por meio da cultura que melhoramos nossa história, e participar de um projeto que une cultura e finanças de uma forma sistemática é promover adultos mais conscientes financeiramente”, enfatizou a instrutora teatral.

A Turminha do Sulca, atende ao sétimo princípio do cooperativismo, que leva em consideração projetos de inclusão social, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além de orientar para a formação de jovens com uma vida financeira saudável. Este é o sexto ano da ação, que já atendeu cerca de 60 mil crianças entre seis e 12 anos.

Rosi Mizeeski