Credisol exalta 2016 e foca novos objetivos

19/12/2016 14:00

Após conquistas deste ano, instituição prepara projetos importantes para 2017

A Credisol, Instituição de Crédito Solidário, é a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de microcrédito de Criciúma e região. Devido a uma diversidade de iniciativas, vem ganhando cada vez mais espaço e desenvolvendo as atividades. Ações realizadas em 2016 trouxeram resultados importantes e novos projetos estão programados para o próximo ano.

De acordo com o diretor executivo Júlio Búrigo, a consolidação de novas parcerias foi a principal conquista desta temporada. “Estabelecemos parcerias importantes com OSCIPs do Rio Grande do Sul, e do ponto de vista da expansão do microcrédito, este foi o principal feito de 2016, com previsões ainda melhores para 2017. Por conta disso, conseguimos atingir um volume de aplicação de R$ 27 milhões, um crescimento de 25%. Então consideramos estas parcerias decisões estratégicas de grande valia”, explica.

Com uma estrutura considerada referência no segmento, a Credisol tem o objetivo de fomentar cada vez mais, tanto na região de Criciúma quanto em outras cidades, o apoio aos micro e pequenos empreendedores, oferecendo crédito e também a orientação necessária para o desenvolvimento do negócio. Segundo Búrigo, neste ano, esta orientação gerencial também resultou em frutos bastante positivos por meio de uma relação estreita com o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas), que oferece gratuitamente uma série de cursos. E o conhecimento relacionado à atividade administrativa é fundamental para que o negócio não feche as portas já nos primeiros anos.

Projetos importantes pela frente

Além dos avanços importantes de 2016, a Credisol ainda contará com iniciativas que aperfeiçoarão ainda mais o trabalho a partir da próxima temporada. “Agora o nosso principal objetivo é a adoção de novos arranjos de pagamento, ou seja, o uso pelos micro empreendedores, sejam eles formais ou informais, de cartão de crédito e débito. Isso trará muito mais segurança e conforto nas operações. Será um ganho muito importante para todas as partes envolvidas”, comenta o diretor.

Ainda conforme Búrigo, outra conquista será a criação de um fundo de aval, que irá facilitar o acesso ao crédito para aqueles empreendedores que contam com mais dificuldade de oferecer garantia. Iniciativa que promoverá ainda mais o desenvolvimento de pequenos negócios.

Texto: Tadeu Spilere