Ícone do site Portal Veneza

Coral São Marcos emociona no Festival de Corais de Gravatal

Coral São Marcos emociona no Festival de Corais de Gravatal

Na última segunda-feira ,7, o Coral São Marcos emocionou hóspedes e visitantes do Hotel Termas de Gravatal durante o tradicional Festival de Corais, evento anual que integra a programação cultural do local. O grupo apresentou a 17ª edição do projeto “Fé e Música: o som da vida na harmonia do Coral São Marcos”, com repertório de música sacra e erudita da tradição católica.

“Pelas apresentações que nós já fizemos foi uma experiência muito gratificante, nós que estamos cantando de frente e conseguimos ver a expressão do público, de pessoas contemplando e muitas vezes emocionadas, então percebemos que estamos cumprindo com nossa proposta de levar essa mensagem de fé e esperança”, destacou a coralista Niceia Ronchi.

Turnê se aproxima do fim com apresentações em Meleiro, Treviso e Morro Grande

Criado em Nova Veneza/SC, o projeto é uma iniciativa da Associação Coral São Marcos, com incentivo do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina e apoio fiscal da Rede Bistek de Supermercados. Até o fim do projeto o grupo percorrerá 20 cidades com apresentações que unem qualidade vocal, musicalidade e espiritualidade.

Últimas datas da turnê:

12/07 (sábado), 18h30 – Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, Meleiro/SC

13/07 (domingo), 10h – Comunidade de Forquilha, Treviso/SC

27/07 (domingo), 8h – Igreja Santa Cruz, Morro Grande/SC

Uma trajetória centenária dedicada à música sacra

Fundado em 31 de julho de 1912, durante a organização da primeira missa da Paróquia São Marcos, o coral surgiu com o nome de Coral Santa Cecília, em homenagem à padroeira dos músicos. Anos depois, passou a se chamar Coral São Marcos, em tributo ao padroeiro da paróquia. Desde então, nunca interrompeu sua missão de cantar em missas festivas e eventos religiosos.

Desde 1993, o grupo atua formalmente como Associação Coral São Marcos. Embora tenha como base a música sacra, seu repertório também inclui canções do folclore brasileiro e italiano. Um dos destaques de sua agenda é o tradicional Recital de Natal, que há mais de 20 anos reúne corais de diversas regiões do Brasil e até de outros países.

O presidente e coralista, Herval José Cúnico, relembra com carinho os momentos vividos nas apresentações. “Já são 17 apresentações, todas muito especiais, mas algumas se destacaram, como o Oratório de Natal em Timbé do Sul, Turvo, Urussanga e a apresentação na Rua Coberta, em Nova Veneza. Agora seguimos com um novo repertório, com músicas populares e religiosas, e o retorno do público tem sido surpreendente. Cada apresentação é um momento único”, afirmou.

Sair da versão mobile