Abertura do espaço foi realizada no sábado, durante o pré-congresso do 9º Congresso Nacional de Psicologia
O Conselho Regional de Psicologia – 12ª Região (CRP-12) inaugurou na manhã desse sábado, dia 9, a subsede na região Sul do Estado. O local tem como principal objetivo estar mais perto dos profissionais promovendo uma gestão regionalizada e participativa. Além da subsede em Criciúma, no dia 20 de abril, uma outra unidade será inaugurada em Joinville.
“Fizemos a questão de abrir hoje as portas da subsede de Criciúma para poder demarcar ainda mais essa participação dos profissionais aqui da região. Com a inauguração também em Joinville teremos uma representação da psicologia em todo o Estado e isso muito nos orgulha”, explica a presidente do CRP-12, Jaira Rodrigues. “A criação dessas subsedes se justificam devido ao grande número de psicólogos inscritos no CRP-12, que hoje chegam aos 10 mil. Este será um espaço vivo para o desenvolvimento da profissão”, complementa.
A inauguração do espaço é vista com entusiasmo pelos representantes das instituições da região. “Vejo aqui uma oportunidade de aproximação entre os profissionais e as instituições, o que permite estreitar laços e parcerias. Acaba que todos são beneficiados”, enaltece a vice-presidente da Sociedade de Psicologia de Criciúma, Janaína Borges de Medeiros de Campos. “Nós abrimos espaço para agregar a todos os psicólogos e promover momentos de discussão que contribuem para que façamos uma psicologia mais democrática que atenda os interesses de todos os lados”, complementa o representante da Associação dos Psicólogos da Amesc, Alexsandro Ferreira Caetano.
A importância do fortalecimento da psicologia foi enaltecido pela coordenadora do curso de Psicologia da Esucri, Sandra Barros. “Hoje temos aqui um movimento dos alunos e professores para que eles comecem a pensar o fortalecimento da psicologia. Além disso é um momento que fortalece e elege as pessoas para representar a profissão”, afirma. “É um dia produtivo e com certeza a inauguração desta sede irá ajudar muito a aproximação dos profissionais”, acrescenta Érica da Silva Inácio, representante do Centro de Desenvolvimento e Integração Humana Simone de Beauvoir. “Nós psicólogos precisamos saber discutir as bandeiras de luta com relação aos direitos humanos. Acredito que o CRP tem alcançado seus objetivos no que se refere a essa discussão e com uma nova sede, isso pode ser valorizado ainda mais”, complementa Jucemar Honório, representante da Clínica Expansão, de Tubarão.
Para a advogada e representante do Grupo de Reflexão Independente dos Trabalhadores da Experimentação da Educação, Clelia Mara Fontanella Silveira, o espaço é uma grande oportunidade para promover a integração entre profissionais de outras áreas. “Entendo que o benefício desta subsede é muito grande já que possibilita que todos juntos, sejam psicólogos ou não, discutam as questões da vida comunitária”, enaltece.
A subsede de Criciúma está localizada na Rua Henrique Lage, 267, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (48) 2102-7091.
Pré-congresso discute questões relacionadas à psicologia e religião
Além da inauguração as subsede de Criciúma, também foi realizado durante a manhã e tarde de sábado o pré-congresso do 9º Congresso Nacional de Psicologia. No evento foram discutidas questões relacionadas à Psicologia, Religião e Laicidade com a participação do psicólogo e psicoterapeuta Luiz Eduardo Valiengo Berni. “A intenção é romper as fronteiras entre a psicologia e a religião, mostrar como podem se complementar ou atrapalhar. Com este debate podemos aprender a prestar um serviço de ainda mais qualidade”, ressalta.
“Este é um importante encontro para a psicologia, uma preparação para o 9º Congresso Nacional. Esta mesma atividade de pré-congresso está sendo realizado em todo o Brasil e hoje aqui escolhemos uma discussão que irá enaltecer a psicologia no cotidiano, os diferentes campos de atuação, partindo sempre dos princípios básicos da democracia e igualdade de direitos”, afirma Jaira.
O pré-congresso é visto pelos profissionais como um importante momento para pensar na profissão. “É uma oportunidade que a psicologia para e pensa na sua história e no seu futuro. É um momento fundamental, essencial e histórico para pensar nos nossos afazeres e saberes da psicologia”, aponta Lorena Paratella, coordenadora do curso de psicologia da Unibave.

