Nos dias 27 e 28 de março, às 20h, a Camerata di Venezia fará dois concertos com entrada gratuita. No dia 27, quinta-feira, apresenta no Teatro Municipal de Nova Veneza o concerto “Música no Tempo”, dedicado à música erudita. Na sexta-feira, dia 28, leva ao auditório do Colégio Michel em Criciúma, sua série de sucesso “Rock Strings”, em que apresenta clássicos do Rock.
Ambos os concertos serão transmitidos ao vivo no canal oficial da Camerata di Venezia no YouTube (youtube.com/cameratadivenezia) e tem medidas de acessibilidade com acesso para mobilidade reduzida, vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras.
De compositores históricos a obras modernas, o concerto “Música no Tempo” explora um repertório que ilustra a história da música erudita em seus períodos históricos. As obras são de compositores como Peter Warlock, do período Renascentista, Bach do período Barroco, Mozart do Clássico, e do período Moderno com o brasileiro Cláudio Santoro e o tango de Piazzolla.
Destaque a peça “Arioso” de Bach, para orquestra e violoncelo, interpretada pelo solista Rafael Melo, violoncelista chefe de naipe da Camerata. Para o concerto “Rock Strings”, a orquestra traz uma interpretação de clássicos do Rock combinando instrumentos acústicos da família do violino com guitarra, baixo, teclado e bateria. No repertório, bandas como Metallica, Nirvana, Coldplay e muito mais. A direção artística e regência, é de Luiz Fernando São Thiago.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Diamante Energia, Usipe, Imepel, Bistek Supermercados, Imbralit, Refricril, Metalúrgica Spillere e TSA Química do Brasil. Apoio: Acic – Associação Empresarial de Criciúma, Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Librelato, Farben, Mademil, Grupo Forauto, SG2 digital e Colégio Michell. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Programa:
Concerto “Música no Tempo” em Nova Veneza
PETER WARLOCK – Capriol Suite
I. Basse-Danse
II. Pavane
III. Tordion
IV. Bransles
V. Pieds-en-l’air
VI. Mattachins (Dança da Espada)
J. S. BACH – Arioso
Solista: Rafael Melo, violoncelo
CLÁUDIO SANTORO – Ponteio
MOZART – Divertimento em Fá maior, KV 138
I. Allegro
II. Andante
III. Presto
PIAZZOLLA – La Muerte del Ángel
Concerto “Rock Strings” em Criciúma
Deep Purple – Smoke on the Water
Aerosmith – Walk This Way
Nirvana – Smells Like Teen Spirit
Metallica – Nothing Else Matters
Black Violin – A-Flat
Michael Jackson – Ben e Thriller
The Beatles – Yesterday
Kansas – Dust in the Wind
Journey – Don’t Stop Believin’
Guns N’ Roses – Sweet Child O’ Mine
Coldplay – Clocks
Tema de Nasce Uma Estrela – Shallow
Bon Jovi – Livin’ on a Prayer
Queen – The Best of Queen
Orquestra Camerata di Venezia
A Camerata di Venezia é uma orquestra de cordas sediada em Nova Veneza/SC, fundada por Moisés de Souza. O conjunto vem atuando profissionalmente desde 2019 com a fundação da Associação Cultural Camerata di Venezia, mantenedora da orquestra.
Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Luiz Fernando São Thiago, a Camerata é composta por músicos residentes da região, no qual, seu desenvolvimento técnico e artístico permitiu a este grupo tornar-se uma orquestra profissional e permanente.
A cada ano um novo passo, sendo contemplada em prêmios e projetos de incentivo à cultura, difundindo obras do repertório clássico ao popular. Em 2023 e 2024, apresentou uma extensa programação de concertos gratuitos através de ambiciosos projetos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Resultado de um amplo apoio da sociedade, do poder público local e em especial o patrocínio de empresas da região, capitaneadas pela Acic – Associação Empresarial de Criciúma.
No presente ano de 2025, vem dando continuidade aos concertos mensais por meio de projetos culturais. Atuando com o objetivo de proporcionar ao público o contato com a música orquestral, a Camerata prossegue com seus concertos gratuitos e transmitidos ao vivo, firmando-se como uma referência musical na região.
Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência
Bacharel e mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais de 30 anos.
“Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal.”