Envolver o leitor é a tarefa mais importante e difícil ao escrever conteúdo para um blog, postagem em mídia social ou site. Há muitas maneiras de criar textos envolventes, uma das maneiras de criar conteúdo para um melhor engajamento é escrevê-lo em uma linguagem simples e natural que se relacione e se conecte emocionalmente com o público.
Usando Chat-GPT criar conteúdo envolvente não funcionaria, pois o leitor pode ler facilmente e perceber que o conteúdo é gerado por IA. Essa prática pode levantar vozes em prol da autenticidade do conteúdo em suas páginas de mídia, pois tudo o que a IA diz não é envolvente e correto. Normalmente, a IA responde em uma linguagem robótica que parece monótona e entediante para os leitores.
No entanto, humanizar o texto gerado por IA pode certamente trazer um melhor envolvimento ao seu conteúdo. Humanizar o conteúdo é um processo simples.
Este artigo explica detalhadamente todas as etapas necessárias para humanizar o texto e obter um melhor envolvimento com o conteúdo.
5 maneiras de humanizar o texto para um melhor envolvimento com o conteúdo
Listei e discuti cinco etapas fáceis, mas importantes, que são úteis para humanizar o conteúdo gerado por IA. Vamos começar.
Divida frases longas em frases mais curtas
A IA geralmente cria frases longas que podem confundir os leitores ou dificultar a compreensão da sua mensagem. Essas frases longas devem ser quebradas e convertidas em frases mais curtas à medida que a informação se torna mais fácil de entender e seguir. O texto também parece acessível quando frases curtas e breves são usadas.
Em vez de escrever uma frase grande que se torna complicada e difícil de esticar, é melhor escrever frases curtas que transmitam diretamente a mensagem.
Referindo-me ao exemplo abaixo, compartilhei uma frase gerada por IA e também sua versão abreviada.
Exemplo:
Frase longa: Embora eu goste de ler romances, principalmente os românticos, também gosto de assistir temporadas na Netflix e acredito que elas não podem me oferecer a mesma sensação de excitação.
Versão abreviada: Gosto de ler romances, principalmente os românticos. Também gosto de assistir temporadas na Netflix. Eles não podem me oferecer a mesma sensação de entusiasmo.
É simplesmente assim que você pode encurtar as frases longas geradas pela IA. O processo pode parecer complicado ou opressor no início. No entanto, fazendo isso regularmente, será útil.
Adicione anedotas e histórias pessoais
Você deve ter notado que, na maioria das vezes, não conseguimos nos conectar ou nos relacionar emocionalmente com as histórias ou conteúdos criados pela IA. Não tem nenhuma criatividade humana. No entanto, as pessoas adoram mergulhar em histórias que se conectam com elas.
Quando você compartilha suas experiências pessoais ou narra uma história, o conteúdo torna-se humano e identificável. Você pode falar sobre coisas que aconteceram com você ou usar histórias para explicar ideias complexas. Essa abordagem de escrita parece pessoal e mais autêntica. A adição de histórias e anedotas pessoais também aumenta a confiança e a credibilidade do leitor, pois ele sente que o conteúdo é mais identificável.
Compartilhei um exemplo abaixo sobre como você pode adicionar experiências pessoais ao conteúdo gerado por IA para torná-lo mais humano.
Exemplo:
Gerado por IA: O exercício é importante para o corpo humano.
Personalizado: Quando comecei a me exercitar regularmente, percebi que me sentia mais ativo e feliz.
Da mesma forma, você pode usar qualquer experiência ou história pessoal para explicar uma ideia ou conceito complexo que seja difícil de entender diretamente. Da mesma forma que incorporei uma experiência pessoal, você também pode adicionar qualquer coisa que seja apropriada e que pareça identificável com a frase existente.
Use linguagem e tom naturais
Outra forma de humanizar o texto para um melhor envolvimento é usar linguagem e tom. A IA escreve de maneira excessivamente formal e usa palavras complicadas que diminuem a legibilidade do conteúdo. Na maioria das vezes utiliza jargões e vocabulário complexo com os quais muitas pessoas não estão familiarizadas. É algo que mostra claramente que o conteúdo é gerado por IA.
Para humanizar o conteúdo, é preciso usar um tom amigável e coloquial, pois isso terá impacto nos leitores com quem você está conversando diretamente.
Compartilhei abaixo um exemplo de como a IA gera frases e como soa uma frase escrita em linguagem e tom naturais.
Frase gerada por IA: As informações necessárias estão disponíveis na página web mencionada abaixo.
Conversacional: Você pode encontrar as informações necessárias ali mesmo.
Você pode observar o grande impacto que as palavras têm. Escrevi a mesma coisa de uma maneira coloquial que flui naturalmente em um tom apropriado.
Incluir exemplos da vida real
No conteúdo gerado por IA, dificilmente você encontrará exemplos da vida real. A maioria dos mencionados pela IA são imaginários e têm muito pouco a ver com a realidade. Torna mais fácil declarar esse conteúdo como gerado por IA.
A adição de exemplos da vida real, como gráficos feitos por você mesmo, infográficos, citações e fotos como exemplo ou auxílio ao que você reivindicou, pode certamente adicionar um toque humano ao texto. Várias marcas e sites usam exemplos da vida real para ilustrar suas afirmações e melhorar a aparência de sua marca. Exemplos da vida real também quebram a monotonia e ajudam a humanizar o conteúdo de IA.
Se o texto for sobre gerenciamento de tempo você poderia escrevê-lo assim:
Digamos que você seja um funcionário que está lutando para concluir suas tarefas no prazo. Uma maneira de gerenciar suas tarefas é fazer uma lista de tarefas todas as manhãs que o ajudará a priorizar as tarefas e ao mesmo tempo gerenciar o tempo de maneira eficaz.
Você também pode adicionar um infográfico ou mostrar um gráfico feito por você mesmo que mostra como o tempo pode ser gerenciado de forma eficaz. Dessa forma, o texto simples será humanizado e o engajamento será melhorado.
Use uma ferramenta AI Text Humanizer
Além da abordagem manual para humanizar o texto para um melhor envolvimento, estão disponíveis vários humanizadores de texto de IA online que podem ser usados para humanizar o texto. Os humanizadores de texto são treinados para mudar o tom robótico para um tom coloquial. As ferramentas também podem remover jargões excessivamente técnicos do seu conteúdo e substituí-los por alguns sinônimos fáceis. Ele também ajustará algumas frases para garantir que seu texto flua naturalmente e pareça menos rígido.
Um excelente exemplo de uma ferramenta excepcional para humanizar texto é o humanizador de texto AI do Editpad. A ferramenta está classificada nas SERPs e funciona de forma excelente. Ele humaniza o texto instantaneamente, sem deixar chance de o texto ser detectado pela IA. Compartilhei um anexo abaixo para mostrar como a ferramenta humaniza o texto.
Carreguei um parágrafo sobre a ferramenta que é gerada pelo ChatGPT, vamos ver como a ferramenta humaniza isso.
A ferramenta fez um ótimo trabalho. Humanizou o texto instantaneamente em poucos segundos. Utilizou palavras simples e encurtou as frases para humanizar o texto.
O texto humanizado pode facilmente ignorar a detecção de IA e deixe-me mostrar isso usando uma ferramenta de detecção de IA.
Estou usando a ferramenta de detecção de IA da ZeroGPT para detectar IA no texto que é humanizado pelo humanizador de texto do Editpad.
Você pode ver que a ferramenta não detectou uma única frase ou palavra. Ele mostrou 0% de conteúdo gerado pelo GPT. Portanto, podemos dizer que a versão humanizada do texto pelo humanizador de texto do Editpad funciona muito bem, pois o texto contornou a detecção de IA.
Resumindo
Humanizar o conteúdo gerado por IA é uma forma eficaz de tornar o texto mais envolvente e compreensível para o seu público.
Dividir frases longas em frases mais curtas, adicionar histórias pessoais, usar linguagem natural, incluindo exemplos da vida real, e usar ferramentas humanizadoras de texto de IA podem ajudá-lo a melhorar o fluxo geral e a autenticidade de sua escrita. Essas etapas simples podem ajudar seu conteúdo a se conectar melhor com os leitores, construir confiança e mantê-los interessados.
Em última análise, o objetivo é tornar o seu conteúdo mais humano e acessível, o que levará a um melhor envolvimento e a uma conexão mais forte com o seu público.