Como atrativo turístico, instrumento de tortura histórico está sendo construído em Nova Veneza

12/06/2016 02:25

Chamada “Berlinda” servirá apenas para exposição, e fará parte da “Colonia Del Bauco”.

O pesquisador, Nicola Gava (camiseta clara), está construindo em Nova Veneza, um instrumento de tortura histórico: a chamada “Berlinda”. O objeto será um dos elementos que vai divulgar a “Colonia Del Bauco” que está sendo formada na cidade, com traços arquitetônicos do período colonial e medieval.

Essa Colonia está localizada na comunidade de São José, entre Nova Veneza e a Barragem do Rio São Bento. “A ‘Berlinda’ será exposta em vários pontos turísticos de Nova Veneza. Mas as pessoas podem ficar tranquilas, porque ninguém será torturado. O instrumento servirá apenas para exposição”, garante o pesquisador.

Histórico

Gava conta que a “Berlinda” existia nos locais de mercado e feiras, ou na entrada das cidades. “Era um instrumento considerado obrigatório na Idade Média, em quase todas as regiões da Europa, e fazia parte de uma série de punições corporais, que deviam constituir um exemplo para os outros”, explica.

No passado, o objetivo era reservado aos mentirosos, ladrões, beberrões e aos briguentos. “Era um castigo considerado leve, mas quase sempre a pena virava suplício e tortura quando a vítima, que ficava com o pescoço e braços imobilizados na trave, levava tapas e  era insultada pelo povo”, finaliza o pesquisador.

Francine Ferreira / Fotos: Willians Biehl