BR-101 Sul só deve ficar pronta em 2017, aponta estudo

07/12/2012 11:23

Em um cenário otimista, a BR-101 Sul só deve ficar pronta no primeiro semestre de 2017, revela um novo estudo, realizado pela Saporiti Engenharia, encomendado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), apresentado no último dia 30, em Florianópolis. A obra ainda precisa de investimentos de R$ 1,22 bilhão – valor que corresponde a 67% do total aplicado até agora – para a duplicação de 26,2 quilômetros, cerca de 11% dos 238 quilômetros do trecho.

O novo levantamento mostra ainda que houve melhora, neste ano, no ritmo das obras em lotes que estavam em situação considerada crítica. “Por outro lado, o grande volume de investimentos necessários para as obras de arte ainda não executadas é um alerta e mostra que precisamos seguir acompanhando de perto o andamento dos trabalhos, para que não constituam graves gargalos para a logística do Sul de Santa Catarina e do Brasil”, afirma o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

O trabalho constatou que houve evolução significativa no ritmo das obras dos lotes 25 (Bananal-Rio Capivari) e 29 (Araranguá-Sombrio). No entanto, das obras e serviços já contratados, ainda falta concluir oito viadutos e passagens veiculares inferiores; três novas pontes; cinco alargamentos e reforços de pontes antigas, 45 passarelas, além dos 26,2 quilômetros de duplicações e restaurações de pavimentos. O término desse conjunto de obras preocupa pela grandiosidade das construções, mostra o estudo.

O estudo também destaca as obras ainda não contratadas, como a transposição do Morro dos Cavalos, composta por dois túneis e viadutos (3,3 mil metros), que aguarda análise do estudo de impacto ambiental (EIA) e do relatório de impacto ambiental (Rima) pelo Ibama desde fevereiro de 2011.

Depois dessa fase, será elaborado o projeto executivo para posteriormente iniciar o processo licitatório. Outros projetos importantes ainda não contratados são a travessia urbana de Laguna (5,1 quilômetros) e o reforço e alargamento da ponte sobre o rio Tubarão (ponte Cavalcanti), que aguardam processo licitatório. A construção do túnel sob o Morro do Formigão, em Tubarão, está em processo de conclusão da licitação.

A análise também relata as obras e serviços já contratados, mas que ainda não foram concluídos: implantação, pavimentação e construção de viadutos do lote 25; construção de duas pontes sobre o rio Araranguá; construção do viaduto de acesso a Sombrio e a implantação e pavimentação do contorno de Araranguá.

Nos últimos relatórios do andamento das obras de duplicação, disponibilizados pela superintendência regional do DNIT, está prevista a conclusão das obras contratadas, exceto a Ponte Estaiada, de Laguna, para dezembro de 2012.

No entanto, a consultoria contratada pela Fiesc considera que será difícil o cumprimento do prazo, pois há obras que não foram iniciadas, como os reforços e alargamentos das pontes antigas sobre os rios Paulo Lopes, Penha, Araçatuba, Cova Triste e Capivari.

Para realizar esses serviços, será necessária a interdição do trânsito nas pistas, o que deve causar transtornos para os usuários, alerta o trabalho.

Noticenter / Foto: 101sul.com.br