Ícone do site Portal Veneza

Bênçãos dos Ramos marca início da Semana Santa para os católicos

Bênçãos dos Ramos marca início da Semana Santa para os católicos

Neste domingo, 20, católicos no mundo inteiro celebram a solenidade do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor. A celebração marcada pelo rito da Bênção e Procissão de Ramos, antes da missa, recorda aos fiéis a entrada solene de Jesus, em Jerusalém, montado sobre um jumento e aclamado como Rei. A solenidade marca também o início da Semana Santa, na qual se celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Neste dia, a Igreja paramenta-se de vermelho, cor do martírio e, no lugar de flores, usam-se também os ramos de oliveira.

“A Ele é que devemos dar nossas honras e glórias, não às coisas do mundo. Jesus nos mostra que seu reino é um reino de humildade. Sempre ficou junto do povo, sendo que todas as pessoas, doentes e sofredoras, podiam se aproximar Dele. Ele nunca excluiu ninguém, todos encontravam nele acolhida, porque é o Rei de todos. Diferente dos reis do mundo, que muitas vezes andam de jatinho especial, Ele montava num animal mais simples para mostrar que esse é o verdadeiro serviço que devemos prestar. Todos aqueles que tem fé e servem a Ele, devem servir com alegria”, pontua o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.

Coleta Nacional da Solidariedade acontece neste domingo

Neste fim de semana, a Igreja Católica também promove a Coleta Nacional da Solidariedade. Uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira que acontece em sintonia com a Campanha da Fraternidade Ecumênica, neste ano com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

A coleta tem a seguinte organização: do total arrecadado, 60% permanece na Diocese para compor o Fundo Diocesano de Solidariedade, administrado pela Cáritas Diocesana, e 40% é enviado ao Fundo Nacional de Solidariedade, que é administrado pela CNBB, ambos destinados a projetos sociais.

Conforme a secretária da Cáritas Diocesana de Criciúma, Devaneide De Brida, a coleta “é um gesto de fraternidade, partilha e solidariedade por parte das comunidades cristãs, como resultado das reflexões do período da Campanha da Fraternidade”.

Na Diocese de Criciúma, o valor arrecadado com a coleta tem por objetivo apoiar projetos sociais de geração de trabalho e renda, pequenos empreendimentos de economia solidária, formação e organização comunitária. “Os projetos são articulados pela Cáritas junto às comunidades, paróquias e pastorais, atendendo as seguintes características: defesa e promoção de direitos, incidência e controle social em políticas públicas, construção de projetos de desenvolvimento solidário sustentável. A Cáritas fornece um formulário específico para os grupos que queiram apresentar projetos e um formulário para prestação de contas”, explica Devaneide.

De acordo com a Cáritas Diocesana, os recursos da coleta realizada no ano de 2015, possibilitaram beneficiar projetos para a mobilização e fortalecimento de Comunidades e de geração de trabalho e renda, para pequenas cooperativas de catadores de materiais reciclados, mobilização das semanas dos catadores, associações, grupos de mulheres que confeccionam sabão, vassouras, enxovais de bebês, produtos alimentícios (pães, massas e salgados), costuras, artesanatos, hortaliças, Feiras de Economia Solidária, fortalecimento do Fórum do Lixo e Cidadania, controle social de políticas públicas, além da formação e acompanhamento dos empreendimentos solidários, contribuindo para melhorar a qualidade vida das pessoas.

Comarca de Nova Veneza

PARÓQUIA SÃO MARCOS – CENTRO, NOVA VENEZA

20/03 – Domingo de Ramos

08h30min: Bênção dos ramos e Missa – Matriz

10h30min: Missa e Festa – São José

SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO – CARAVAGGIO, NOVA VENEZA

20/03 – Domingo de Ramos

08h30min: Procissão de Ramos e Missa

18h: Missa

Bibiana Pignatel

Sair da versão mobile