Bairro de Nova Veneza sofre com falta d’água em calor de quase 40ºC

12/02/2024 13:21

Moradores do bairro Nossa Senhora de Lourdes têm sofrido com os constantes problemas no fornecimento de água tratada distribuída pela Casan, desde a última sexta-feira, 09, está faltando água no bairro.

A situação se agravou no sábado, 10, quando o rompimento de uma tubulação desabasteceu o Centro de Nova Veneza e bairros vizinhos. O problema foi consertado no domingo, 11, por volta do meio-dia e o retorno nas áreas afetadas ainda está sendo gradual, porém, no bairro Nossa Senhora de Lourdes o problema persiste sob a forte onda de calor de quase 40ºC que atinge a região, dificultando ainda mais a situação dos moradores.

“Aqui não veio água ainda, desde sexta-feira sem água é uma vergonha. Aqui em casa estamos usando um recipiente que enchemos quando tinha água, mas já está acabando, daqui a pouco não tem nem como fazer comida e nem água pra beber,” revelou a moradora Katielly Westrup, de 19 anos.

Já a moradora Eliana Souza, de 37 anos, afirmou que o problema da falta d’água no bairro é  constante. “É uma vergonha aqui no bairro Nossa Senhora de Lourdes, toda semana falta água e quando não falta diminuem a pressão da água, sai um pingo na torneira. Ontem à noite (domingo) voltou, daí na metade da manhã de hoje faltou novamente e agora está bem fraquinha,” afirmou Eliana.

Moradores do bairro Bortolotto também reclamaram que em alguns pontos a água ainda não retornou.

A reportagem entrou em contato com a Casan, que informou que o restabelecimento total do serviço principalmente em alguns locais mais altos é sim demorado, sendo a situação agravada por conta do alto consumo em razão do forte calor.

Investimento

As constantes interrupções no fornecimento de água da Casan na área central de Nova Veneza e bairros vizinhos em breve poderão ser amenizadas. Isso porque a Casan pretende ampliar em breve seu reservatório localizado ao lado do Hospital São Marcos. 

Hoje a capacidade de armazenamento é de aproximadamente 200 mil litros. Após a obra a capacidade de armazenamento será ampliada para 1,5 milhão de litros. No Caravaggio o reservatório possui a capacidade de 225 mil litros. 

Para se ter uma ideia de como está defasada a capacidade de reserva, em média seis volumes totais de cada reservatório são consumidos diariamente pela população. Além da obra de ampliação dos reservatórios, uma nova rede deve interligar a distribuição de água entre Nova Veneza e  Caravaggio.