AeroSatc participa da maior competição de engenharia da América Latina

10/11/2019 18:29
Por Stefanie Machado

A equipe AeroSatc se destacou durante a 21ª edição do Sae Brasil AeroDesign, a maior competição estudantil de engenharia da América Latina. Eles chegaram na 22º posição ao lado de estudantes de todo Brasil e de outros países como México e Venezuela. Os acadêmicos de engenharia da Faculdade Satc projetaram a aeronave mais leve do campeonato. O AeroDesign foi realizado na pista do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos-SP.

De acordo com o capitão da equipe, Bruno da Silva Cardozo, a competição consiste no desenvolvimento de uma aeronave rádio-controlada. O principal objetivo é a eficiência estrutural e aerodinâmica. “Em outras palavras, o objetivo é construir uma aeronave leve e que carregue a maior quantidade de carga possível”, explicou.

Os estudantes levaram quatro meses para projetar o avião. Depois começaram os voos experimentais para testar o protótipo. A equipe é formada por oito alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Faculdade Satc que compartilham conhecimento e trocam experiências das duas áreas.

O protótipo de avião desenvolvido pesa 2,6 quilos e foi capaz de carregar 3,5 vezes o próprio peso. Segundo o capitão, a equipe está satisfeita com os resultados e já começou o planejamento para 2020. “O projeto AeroSatc alavancou o nome da Engenharia Mecânica em nível nacional, tendo o reconhecimento de excelência em projeto e construção pelos jurados da competição e os principais profissionais da indústria aeronáutica”, destacou Bruno.