Imprudência foi o maior motivador de acidentes de trânsito na “semana negra”

A imprudência foi apontada pela Polícia Militar de Nova Veneza como o principal motivo de quase todos os acidentes de trânsito registrados na última semana em Nova Veneza. A onda começou na noite da terça-feira, 08, quando o vereador de Nova Veneza, Aroldo Frigo Júnior, perdeu o controle da direção do seu veículo, um Corola, batendo contra um poste na SC-447, próximo a uma fábrica de carrocerias no Distrito de Caravaggio, ele não se feriu. Na quinta-feira, 10, por volta das 9h30min a motorista, 25, de um Fiat Palio placas de Nova Veneza que seguia na direção Centro x Caravaggio, perdeu o controle da direção, capotando o veículo. Ela Não Se feriu. Na sexta outra motorista, 23, de um Renault Sandero, placas de Nova Veneza também perdeu o controle do veículo enquanto descia pela SC-447 na Vila Higino Romagna, também saindo ilesa do acidente.

No sábado, 12, foi o mais violento, durante a madrugada dois acidentes aconteceram, um em São Bento Baixo, onde o condutor, 25, de uma Honda CBX Twister, bateu em uma cerca, sendo preso por dirigir embriagado. No Caravaggio ainda na madrugada, outra motorista também colidiu seu veículo, mas não quis registrar a ocorrência. No início da noite uma sequência de acontecimentos vitimou fatalmente, Roberto Premoli Baldessar, 39, na NVA-150.

Para o policial militar Sd. Nunes, responsável pela seção administrativa do destacamento da Polícia Militar de Nova Veneza, a combinação bebida e direção, velocidade incompatível com a via e falta de atenção, foram os principais motivos de todos estes acidentes.

“Respeitar os limites de velocidade, dirigir com atenção e não dirigir sob efeito de álcool são dicas valiosas que as pessoas costumam ignorar, principalmente por achar que acidentes acontecem somente com os outros, é preciso conscientização do valor da vida, seja do motorista ou de terceiros,” afirmou Nunes.

Dicas de segurança

• Além do veículo, o condutor também precisa estar em boas condições. Por isso, nunca dirija com sono.

• O condutor é responsável por todas as pessoas que estão a bordo do veículo. Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança e as crianças devem estar em assentos especiais (cadeirinhas e assentos de elevação);

• Fique atento às condições de ultrapassagem. Na dúvida, não ultrapasse e só o faça nos trechos permitidos. As maiores tragédias das estradas são decorrentes de ultrapassagens mal sucedidas;

• Respeite os limites de velocidade. O excesso de velocidade é o principal fator contribuinte para acidentes, bem como, é a variável que mais faz aumentar a gravidade das lesões e mortes no trânsito;

• Mantenha uma distância segura do veículo que vai à sua frente. Caso esteja na frente de algum caminhão, jamais freie bruscamente, pois ele não consegue parar tão rapidamente quanto os veículos menores;

• Jamais dirija após ingerir bebida alcoólica e nem aceite carona de condutor alcoolizado;

• Se você é motociclista, saiba que conduz o tipo de veículo mais propenso a ter mortes e feridos entre os seus ocupantes, portanto, dirija com cautela redobrada.

• Durante a chuva, ou com o asfalto molhado, o motorista deve aumentar a distância em relação ao veículo que trafega a sua frente. Assim, é possível evitar freadas bruscas, que nessas condições elevam o risco de derrapagens e aquaplanagens. Em caso de chuva forte, o motorista deve procurar um lugar seguro e, assim que possível, parar o carro. Nunca pare sobre a pista e só pare no acostamento se houver alternativa; o ideal é parar completamente fora da via.

Willians Biehl